Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assembléia Legislativa presta homenagem a Emater


A Assembléia Legislativa de Rondônia realizou nesta quinta-feira, sessão especial alusiva aos 36 anos de criação e implantação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater. Funcionários da instituição, autoridades federais e estaduais prestigiaram o evento. Dois funcionários licenciados da Emater, atuais deputados estaduais Chico Paraíba e Luiz Claudio, presidiram a sessão, numa deferência especial do presidente da ALE, deputado Neodi Carlos.

Após a abertura dos trabalhos, o presidente Neodi Carlos passou a presidência dos trabalhos ao deputado Chico Paraíba, coadjuvado pelo deputado Luiz Cláudio. Estiveram presentes as seguintes autoridades: secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima; presidente do Sindicato dos Empregados da Emater, Maria Vieira Nunes; representante da Secretaria Estadual de Agricultura, Francisco Evaldo de Lima; presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia, Salatiel Rodrigues; prefeito municipal de Nova União, Luis Gomes Furtado, e o presidente da Associação dos Servidores da Emater, Jurandir Pereira.

O primeiro a discursar, foi o deputado Luiz Cláudio, que emocionado destacou a sua honra de ser servidor da Emater e hoje está ocupando um mandato parlamentar. Disse ele que a homenagem prestada a instituição e concomitantemente aos servidores era um ato de justiça, pelos relevantes serviços prestados ao Estado, no decorrer de 36 anos. Continuando, destacou ser a Emater uma instituição  valiosa no trabalho de assistência técnica e de extensão rural, e neste sentido o  órgão tem hoje o reconhecimento a nível nacional por sua competência e seriedade. O deputado Luiz Cláudio  também destacou que o governador Ivo Cassol tem sido um grande aliado o que veio a fortalecer ainda mais os projetos desenvolvidos neste setor.

Na seqüência discursou o representante da Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento Econômico Social, Francisco Evaldo de Lima, que fez um retrospecto histórico desde a época da pioneira Aster – Associação de Assistência Técnica e de Extensão Rural de Rondônia. “A Emater seguramente está escrita no imaginário coletivo do povo da agricultura”, concluiu. 

O Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras  (OCB), Salatiel Rodrigues, no uso da palavra durante a solenidade em comemoração aos 36 anos da Emater, disse  que o Cooperativismo  é grande em sua dimensão  na geração de emprego e renda. Pois seu papel é muito importante para a sociedade. “Temos orgulho em ter, hoje, o apoio dos Governos Federal, Estadual e também da Assembléia Legislativa de Rondônia. Por isso temos que apoiar as ações desenvolvidas e ver com bons olhos o trabalho dos servidores em geral”, destacou Salatiel. O presidente também falou de quando chegou a Rondônia em 1977 e começou a trabalhar na Emater, naquela época, em pequenas motos. Hoje a estrutura do órgão impressiona e promove uma maior qualidade no trabalho desenvolvido pelos funcionários.

Na seqüência, o Presidente da Associação dos Servidores da Emater, Jurandir Pereira, agradeceu o apoio que a Assembléia Legislativa vem dando nas atividades do órgão. Disse ser uma honra fazer parte do quadro de funcionários há 24 anos. “Tenho muito orgulho e tranqüilidade em falar da Emater, nesses 36 anos de existência. Peço a Deus que ilumine nossos governantes e que eles continuem fazendo um excelente trabalho, principalmente o Governador Ivo Cassol, que tem valorizado a Emater e vem cumprindo com o que prometeu, destacou”.  Jurandir disse ainda,  que  no passado, os funcionários da Emater chegaram ficar até cinco meses  sem receber salários, e mesmo assim nunca paralisaram os serviços.  “A cada dia estamos mais unidos”, finalizou Jurandir. 

Maria Vieira Nunes, Presidente do Sindicato dos Empregados da Emater em Rondônia,  abriu o seu discurso dizendo que a Emater é uma associação sem fins lucrativos, e digna dos produtores rurais. Nesses 36 anos de trabalho, vêm realizando ações de qualidade e quantidade. Elogiou o deputado Chico Paraíba, que ao longo de suas atividades parlamentares, tem grande parcela de contribuição para o desenvolvimento do órgão, com isso ele está valorizando a agricultura do Estado. Sobre o deputado Luiz Cláudio, a presidente destacou os quatro anos em que ele esteve à frente da Secretaria de Agricultura, que cresceu e se desenvolveu com o trabalho executado por ele.

Maria Vieira encerrou a fala, afirmando que apesar do grande crescimento da Emater, ainda é preciso valorizar mais o quadro de pessoal, no que concerne a política salarial dos seus empregados.

O secretário-executivo da Emater/RO, Sorrival de Lima, destacou que a homenagem da Assembléia Legislativa aos 36 anos de instalação da empresa no Estado. “Esta sessão vai ficar na história. É o reconhecimento de quem trabalha em prol do desenvolvimento do Estado”. Lembrou que a extensão rural é um serviço de caráter educativo, que transmite conhecimento e viabiliza realizações pessoais. “Tenho a honra e a satisfação de aqui representar 779 pessoas. É a família Emater”. O secretário elogiou e agradeceu o apoio que tem recebido do governador Ivo Cassol. Disse que “nunca a Emater recebeu tanto apoio como agora”. Citou que os empregados da empresa enfrentam tudo para levar orientação aos produtores rurais, atuando na agricultura e pecuária.

O presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos, destacou a atuação da Emater e garantiu que “todas as portas desta Casa de Leis estão abertas à empresa e seus funcionários. Todos aqui são parceiros desta empresa”. Lembrou que já atuou na agricultura e é mais do que necessário o apoio técnico dos funcionários da Emater.

Para encerrar as homenagens aos servidores da Emater, discursou o deputado Chico Paraíba que relatou alguns casos de sua época de servidor, quando a instituição estava em formação. Salientou também ser preciso que a Emater seja transformada numa companhia estadual, visando também desta forma, garantir maior estabilidade a seus funcionários.

Fonte: Decom - Carlos Neves, Elvestre Johnson, Elaine Maia e P. Ayres

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)