Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

Iniciativa que tem como objetivo abrir as portas da Casa de Leis à população.


Grupo é recebido pelo chefe de Relações Institucionais da Alero, Guilherme Erse (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Grupo é recebido pelo chefe de Relações Institucionais da Alero, Guilherme Erse (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do projeto Assembleia Cidadã. A iniciativa tem como objetivo abrir as portas da Casa de Leis à população. A proposta busca promover visitas guiadas e institucionais que permitam aos cidadãos — jovens, adultos e estudantes em geral — compreender de forma prática o funcionamento do Poder Legislativo.

Por determinação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos), o projeto é executado pelo Gabinete de Relações Institucionais, que ficou responsável pela coordenação das atividades e pela recepção dos visitantes.

Na edição piloto, cerca de 50 alunos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) participaram de uma imersão no universo parlamentar. Foram quase duas horas de programação, entre palestras e visitações, onde os estudantes tiveram acesso a explicações sobre como nasce uma lei, iniciando-se pelo regimento interno da Casa, passando pela tramitação em comissões, pela discussão e votação em plenário, até a sua aprovação ou rejeição e eventual sanção. Todo o percurso foi detalhado de forma a demonstrar a efetividade da atuação dos deputados estaduais e a dinâmica de uma Casa plural, cujas decisões derivam sempre da vontade da maioria.

O Assembleia Cidadã nasce, assim, com o propósito de oferecer uma verdadeira formação cidadã, aproximando a sociedade da rotina legislativa e evidenciando a efetividade do trabalho realizado pelos parlamentares.

Cerca de 50 alunos da Unir participaram do projeto Assembleia Cidadã (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Cerca de 50 alunos da Unir participaram do projeto Assembleia Cidadã (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Essa primeira experiência foi considerada extremamente proveitosa e já sinaliza a expansão do projeto para receber, em breve, mais estudantes, instituições, organizações sociais e cidadãos em geral. A meta é tornar o Legislativo rondoniense cada vez mais acessível, transparente e próximo da população.

Com o Assembleia Cidadã, a Alero reafirma seu compromisso de ser um espaço democrático, aberto ao diálogo e ao aprendizado, promovendo cidadania e fortalecendo o vínculo entre o Parlamento e o povo de Rondônia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

A deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) esteve nesta terça-feira (26) em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou para o Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) um crédito adicional suplementar por anulaçã

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

O Instituto Brasil Dados divulgou nesta terça-feira 26.08 mais uma pesquisa mensal de intenção de votos espontânea para pré-candidatos a deputado es

Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura

Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária na última quinta-feira (21), dois projetos de lei que destinam mais d

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)