Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assembleia Legislativa aprova criação e comercialização de abelhas sem ferrão em Rondônia

Insetos são responsáveis pela polinização de plantas tropicais.


Assembleia Legislativa aprova criação e comercialização de abelhas sem ferrão em Rondônia - Gente de Opinião

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 143/2023, que dispõe sobre a criação, manejo, transporte e comercialização de abelhas sem ferrão e seus produtos e subprodutos no estado de Rondônia. A votação aconteceu durante sessão ordinária, na terça-feira (27). 

As abelhas sem ferrão, também chamadas de meliponíneos, são responsáveis pela polinização de plantas tropicais. A proposição, de autoria do deputado estadual Luís do Hospital (MDB), defende que a meliponicultura - criação de abelhas sem ferrão - é uma importante aliada na conservação e restauração da floresta. 

No projeto, fica permitido a criação, o manejo, o transporte, exposição e a conservação de abelhas sociais sem ferrão, assim como a implantação de meliponários - abrigo das abelhas. As atividades visam, entre outros, atender às finalidades socioculturais, de pesquisa científica e de educação ambiental. 

A proposição também destaca que a meliponicultura é uma alternativa de renda para muitas famílias que exploram artesanalmente os produtos e subprodutos das colônias dessas abelhas. O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes e seguiu para a sanção do Poder Executivo.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)