Sexta-feira, 21 de outubro de 2011 - 04h02
A secretária Nancy Maria Rodrigues da Silva vai ser ouvida na Assembleia Legislativa, em data a ser definida, para esclarecer as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) nos anos de 2010 e 2011. A convocação, requerida pelo deputado Euclides Maciel (PSDB), foi aprovada na sessão plenária de quarta-feira (19).
Segundo Euclides Maciel, são inúmeras as denúncias que chegaram ao seu conhecimento sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Sedam na atual gestão. Ele fez questão de frisar que “as concessões de projetos de manejos, principalmente para o município de Nova Mamoré, precisam ser bem esclarecidas. Recebi informações de que uma só pessoa foi beneficiada com um enorme projeto de manejo. A melhor opção para se colocar tudo a limpo é trazer a secretária Nancy Rodrigues aqui para prestar os devidos esclarecimentos”.
Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB), informou aos demais parlamentares que “essas mesmas denúncias foram trazidas a mim. Então, nada mais do que democrático convocar a secretária nesta Casa de Leis para esclarecer tudo e como a Sedam vem atuando em Rondônia”.
Outros deputados também se manifestaram sobre a convocação da secretária Nancy Rodrigues. Valdivino Tucura (PRP), Adelino Follador (DEM), Edson Martins (PMDB) e Saulo Moreira (PDT) falaram que “a secretária Nancy é uma pessoa competente e bem intencionada. No entanto, está enfrentado dificuldades para tocar a Sedam devido a pessoas que vendem dificuldades para colher facilidades”.
Os parlamentares hipotecaram apoio à secretária, mas entenderam que a presença dela na Assembleia Legislativa servirá para se esclarecer o que realmente está acontecendo e se dirimir as dúvidas que pairam no ar no atual momento.
A definição da data para o comparecimento da secretária Nancy Rodrigues à Assembleia Legislativa depende do cronograma de sessões programadas para ouvir pessoas (cabe à assessoria técnica confirmar a data), mas Euclides Maciel foi taxativo ao afirmar que “estamos querendo saber se a secretária está mesmo sofrendo pressão no desenvolvimento do seu trabalho. Quem é que está pressionando? Não aceitamos é se falar que são políticos. É preciso se declinar o nome ou nomes de políticos que estão agindo assim. Não se pode é generalizar e culpar todos os políticos. A culpa não pode cair sobre quem não tem nada com isso. Agora, as sérias denúncias que recebi precisam ser esclarecidas sim. São coisas muito graves, pois falam que até as madeiras apreendidas em Rondônia estão sendo levadas para o Acre para ser serrada”.
O deputado Eurípedes Lebrão (PTN), com o apoio de Adelino Follador (DEM), pediu para que também a secretária Nancy Rodrigues preste esclarecimentos nas ações da Sedam no ano de 2010. Euclides Maciel e Valter Araújo concordaram com o pedido porque entendem que em ano de eleição há possibilidade de concessões por interesse político, já que houve até denúncias sobre a liberação de carteiras de pescador para quem não é da área.
“As denúncias são muitas. Se há pressão, tem que ser dita por parte de quem vem acontecendo. A secretária Nancy terá a oportunidade de esclarecer tudo aqui na Assembleia Legislativa”, completou o deputado Euclides Maciel proponente da convocação da secretária da Sedam.
Fonte: ALE/RO
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg