Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assédio moral e danos morais, seminário dia 18


Sinsjustra anuncia seminário para abordar assédio moral e danos morais
 
O Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho dos Estados de Rondônia e Acre (Sinsjustra) vai realizar na próxima sexta-feira, dia 18, durante todo o período da tarde, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, em Porto Velho (RO), um Seminário para abordar e debater os temas sobre assédio moral no ambiente de trabalho, abordagem médica do assédio moral na saúde do trabalhador e danos morais na Justiça do Trabalho, sendo palestrantes os juízes Jorge Luiz de Oliveira da Silva e Vulmar de Araújo Coelho Júnior e o médico Roberto de Melo Mesquita.

A presidente do Sinsjustra, Fátima Marissue Martins Rodrigues, informou que o público alvo do evento, além dos servidores do TRT da 14ª Região, são os líderes sindicais, acadêmicos dos cursos de direito e administração de empresas, bem como os trabalhadores em geral. "Sabemos que todas as pessoas que tenham uma relação de emprego podem sofrer ou praticar assédio moral. Por isso é que estamos oferecendo o Seminário com os relevantes temas que, não tenho dúvidas, são de grande valia para a relação de emprego trabalho". A inscrição pode ser realizada na sede do Sinsjustra, na rua José de Alencar, em Porto Velho, próximo ao TRT da 14ª Região, com a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis que, em seguida, serão entregues à Creche Comunitária Aconchego dos Pequeninos, bairro Ulisses Guimarães. As vagas são limitadas.

Fátima Marissue Martins Rodrigues falou que "o assédio moral, apesar de ser muito comentado ultimamente, não é conhecido pela maioria das pessoas que acabam envolvidas e vítimas de sua prática. Durante o Seminário, vamos debater o que é assédio moral? Como e quem pode praticá-lo? O que posso fazer quando sou vítima? Quais os efeitos na saúde do trabalhador? Essas perguntas pretendemos responder com o apoio do professor mestre Jorge Luiz de Oliveira da Silva, autor da obra Assédio Moral no Ambiente de Trabalho e do médico Roberto de Melo Mesquita, especialista no assunto".

A presidente do Sinsjustra disse também que outro tema importantíssimo e correlato é a análise da indenização por danos morais, oriunda de relação de relação de trabalho. "É a Justiça do Trabalho competente? E o prazo prescricional? Quais os critérios para indenização. São alguns dos questionamentos que serão esclarecidos pelo juiz Vulmar de Araújo Coelho Junior que vai abordar o tema". Fátima Marissue destacou que a Fenajufe, no último mês de maio, através de resolução aprovada por seus delegados, decidiu lutar contra o assédio moral no serviço público. Os delegados também aprovaram pressionar os parlamentares (deputados e senadores) a agilizarem a tramitação de projetos no Congresso Nacional que tipificam o assédio moral como crime.
 
PROGRAMAÇÃO
 
A programação do Seminário do Sinsjustra está definida para o dia 18 (sexta-feira) da seguinte forma:

Às 14 horas – credenciamento. 14h40 – Palestra: Assédio Moral no Ambiente de Trabalho a ser proferida pelo professor mestre Jorge Luiz de Oliveira da Silva – autor do livro "Assédio Moral no Ambiente de Trabalho", juiz-auditor substituto na titularidade da 2ª Auditoria da 3ª CJM, mestre em direito público penal.

Às 15h15 – Palestra: Abordagem Médica do Assédio Moral na Saúde do Trabalhador, tendo como palestrante o médico Roberto Melo de Mesquita, pós-graduado em administração hospitalar, conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Rondônia e vice-presidente do Sinsjustra.

Às 16 horas – Palestra: Danos Morais na Justiça do Trabalho que será proferida pelo juiz togado do TRT da 14ª Vulmar de Araújo Coelho Junior, pós-graduado na área do direito das relações sociais, mestrando, diplomado pela Escola Superior de Guerra e ex-docente da Universidade Federal de Rondônia e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.
 
Fonte: Sinjustra  -  Carlos Neves

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)