Sábado, 30 de junho de 2012 - 14h51
A Prefeitura de Porto Velho passou a adotar um novo sistema para garantir o prolongamento da vida útil do asfalto colocados nas ruas e avenidas de Porto Velho. O micro revestimento asfáltico a frio é uma tecnologia que combina os asfaltos modificados com polímeros de última geração com as vantagens de fácil aplicação, rápida cura dos asfaltos e quase imediata liberação ao tráfego.
O novo sistema será utilizado em sete vias de grande fluxo de veículos totalizando 20 quilômetros. A primeira via que está sendo trabalhada é a Carlos Gomes que receberá 11 quilômetros de micro revestimento. O mesmo trabalho também será executado em outras vias, entre elas, a Nações Unidas, Almirante Barroso, 07 de Setembro, Raimundo Cantuária. “Na Carlos Gomes o serviço está bem adiantado. Agora é preciso esclarecer o seguinte. Esse serviço que estamos fazendo na Carlos Gomes não é recapeamento muito menos pavimentação, é micro revestimento que está sendo feito para corrigir as imperfeições da pista para garantir uma melhor trafegabilidade na via. E o micro revestimento é usado em vias já pavimentadas”, explicou Silvana Cavol, adjunta da Secretária Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre).
A secretária adjunta adiantou ainda que nos últimos anos, muitos modificadores têm sido desenvolvidos para revestimentos menos sensíveis às variações climáticas, mais flexíveis e resistentes à ação de tráfego. Esses modificadores melhoram as propriedades do asfalto, que apresenta resistência a temperatura, facilidade de dispersão, além de disponibilidade no mercado e custo adequado para atender os critérios básicos de desempenho, praticidade e economia.
O micro revestimento pode ser utilizado em membranas anti fissuras para evitar a reflexão de trincas do revestimento antigo sobre o novo, selagem de pavimentos flexíveis e de concreto, revestimentos de estruturas muito deformáveis, em misturas asfálticas densas, drenantes e tratamento de superfície.
As misturas asfálticas densas modificadas fornecem uma solução versátil, reduzindo drasticamente problemas relacionados à deformação permanente e a fadiga do pavimento. As camadas drenantes com asfaltos modificados com polímeros são importantes para drenar a água o mais rápido possível, através de uma camada com alto índice de vazios, tornando uma estrutura porosa que absorva grande quantidade de água, canalizando a mesma para drenos da pista.
Apresentam características de excelente aderência ao pavimento a ser tratado, elevada coesão de seus componentes, pela qualidade dos materiais empregados neste serviço, em atendimento às especificações, espessura regular, uniforme e alto desempenho, de suas características a longo prazo. Também é projetado como revestimento asfáltico em camada de rolamento, constituindo a capa asfáltica sobre base imprimada, na implantação de pavimentos em vias urbanas e em rodovias de baixo volume de tráfego.
Ela explicou que o emprego de ligantes de alta tecnologia prolonga a vida do pavimento diminuindo as manutenções periódicas, os prejuízos aos usuários e contribuindo também para reduzir os índices de acidentes trânsito, fornecendo uma solução eficaz em termos de custo/benefício.
Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros
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