Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Artistas da Capital criam Sindicato Municipal


O Sated do município de Porto Velho
elegeu sua primeira diretoria sábado passado

Sílvio Santos

Atendendo ao edital de convocação publicado no dia 24 de abril de 2007, artistas de Porto Velho estiveram reunidos no último sábado, 5, às 19h30, no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Rondônia – Sated/RO, na avenida 7 de Setembro, 247, Centro.

Atores, diretores de teatro e cinema, comedores de fogo, ensaiadores de dança, diretores de produção, secretarias teatral, entre outros, reunidos com um único objetivo: A criação do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Município de Porto Velho – Sated/PVH.

De acordo com o Artigo 2º do Estatuto Social o Sated/PVH é uma entidade voltada aos interesses dos artistas e técnicos em espetáculos de diversões detentores de registros profissionais de que tratam a Lei Federal nº 6.533, de 24 de maio de 1978 e Decreto nº 82.385, de 5 de outubro de 1978.

O encontro contou com a presença da Dra. Vera Lúcia, advogada que acompanhou todo o processo de criação do sindicato, discussão e aprovação dos Estatutos e Eleição da primeira diretoria. Segundo a advogada, a criação do sindicato municipal vem contribuir com a classe artística. "O Sated/PVH vem congregar a categoria que está desamparada, e visa uma nova conjuntura no campo da arte", disse.

Para o diretor de teatro, Elcias Villar, esse é um grande passo para a consolidação de uma política cultural em Porto Velho. "Assim podemos traçar metas mais concretas na formação do mercado de trabalho," afirmou.

Às 20h do dia 5 de maio foi, então, criado o Sated-PVH. A primeira diretoria eleita que terá o mandato de 4 anos, é composta pelos seguintes artistas: Téo Nascimento (diretora-presidente), Francisco Grigório (diretor-vice-presidente), Ruymar Pereira (diretor-secretário) e Chagas Peres (diretor-financeiro).

São suplentes, Ocimar Oliveira, Luciano Oliveira e Marina Nicolai. Assumiram o departamento de dança, Josimar Gutierre, departamento de modelo, Jô Adan e departamento de teatro, Arlene Bastos.

O novo sindicato trouxe otimismo e grandes expectativas aos artistas. "Agora temos um sindicato próximo de nós. Uma entidade que possa nos amparar, defender os interesses da classe e valorizar os artistas da Capital," ressaltou o ator Eules Lycaon.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)