Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Artistas da Capital criam Sindicato Municipal


O Sated do município de Porto Velho
elegeu sua primeira diretoria sábado passado

Sílvio Santos

Atendendo ao edital de convocação publicado no dia 24 de abril de 2007, artistas de Porto Velho estiveram reunidos no último sábado, 5, às 19h30, no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Rondônia – Sated/RO, na avenida 7 de Setembro, 247, Centro.

Atores, diretores de teatro e cinema, comedores de fogo, ensaiadores de dança, diretores de produção, secretarias teatral, entre outros, reunidos com um único objetivo: A criação do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Município de Porto Velho – Sated/PVH.

De acordo com o Artigo 2º do Estatuto Social o Sated/PVH é uma entidade voltada aos interesses dos artistas e técnicos em espetáculos de diversões detentores de registros profissionais de que tratam a Lei Federal nº 6.533, de 24 de maio de 1978 e Decreto nº 82.385, de 5 de outubro de 1978.

O encontro contou com a presença da Dra. Vera Lúcia, advogada que acompanhou todo o processo de criação do sindicato, discussão e aprovação dos Estatutos e Eleição da primeira diretoria. Segundo a advogada, a criação do sindicato municipal vem contribuir com a classe artística. "O Sated/PVH vem congregar a categoria que está desamparada, e visa uma nova conjuntura no campo da arte", disse.

Para o diretor de teatro, Elcias Villar, esse é um grande passo para a consolidação de uma política cultural em Porto Velho. "Assim podemos traçar metas mais concretas na formação do mercado de trabalho," afirmou.

Às 20h do dia 5 de maio foi, então, criado o Sated-PVH. A primeira diretoria eleita que terá o mandato de 4 anos, é composta pelos seguintes artistas: Téo Nascimento (diretora-presidente), Francisco Grigório (diretor-vice-presidente), Ruymar Pereira (diretor-secretário) e Chagas Peres (diretor-financeiro).

São suplentes, Ocimar Oliveira, Luciano Oliveira e Marina Nicolai. Assumiram o departamento de dança, Josimar Gutierre, departamento de modelo, Jô Adan e departamento de teatro, Arlene Bastos.

O novo sindicato trouxe otimismo e grandes expectativas aos artistas. "Agora temos um sindicato próximo de nós. Uma entidade que possa nos amparar, defender os interesses da classe e valorizar os artistas da Capital," ressaltou o ator Eules Lycaon.

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl