Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de abril de 2021
×
Gente de Opinião

Política

AROM recebe apoio da ALE


A reunião da Associação dos Municípios de Rondônia (Arom) na tarde desta sexta-feira (23) em Ji-Paraná reunião a Bancada Federal (senadores e deputados), deputados estaduais liderados pelo presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste) e o governador de Rondônia Ivo Cassol (MD). O prefeito de Ji-Paraná, presidente da Arom José Bianco (PFL) conduziu a reunião que tratou de assuntos de interesses dos prefeitos.

Na abertura José Bianco disse que o encontro era histórico e durante um minuto de silencio prestou homenagens ao jornalista Pedro Paulo, que durante muitos anos assessorou Ernandes Amorim. Pedro Paulo faleceu esta semana. Nunca se conseguiu reunir senadores, deputados estaduais e federais, o governador além de prefeitos e vereadores como ocorreu em Ji-Paraná.

Segundo Bianco, a reunião é valiosa em todos os sentidos. O movimento Pró-Rondônia é uma seguimento da realizada no último dia 12 em Porto Velho, que tem como líderes o deputado Valverde e o presidente da Ale Neodi Oliveira.

O movimento está acima dos limites políticos-partidários. Segundo Bianco, o movimento é para favorecer Rondônia e certamente "nós prefeitos, declaramos apoio integral a essa mobilização".

Rondônia no entender de Bianco passa momento singular. "Teremos investimentos de milhões como o complexo hidrográfico do Madeira, gasoduto, saída do Pacífico. Certamente grande parte dos pastos que temos serão transformados em lavoura, sem prejuízo para a pecuária", disse Bianco que também destacou a rodovia Porto Velho e Hospital Regional de Cacoal. Ele também não esqueceu da transposição dos servidores estaduais para a área federal, que acha difícil, "mas não impossível". A dívida com o Beron, para Bianco fora da realidade tem que ser revista. O Estado, segundo ele, não pode pagar uma dívida irreal.

Nos dias 9, 10 e 11 de abril será realizada uma Marcha a Brasília. A situação é dramática aqui na nossa região. As dificuldades de Rondônia são maiores que os demais municípios porque há chuvas durante cinco meses, a maioria das pontes é de madeira, as estradas vicinais todas de leito natural. "Nossas dificuldades são muito maiores", argumentou Bianco.

Foram criadas duas comissões de prefeitos. Uma de Saúde presidida pelo prefeito Confúcio Moura (PMDB) de Ariquemes; e a de Saneamento presidida por Roberto Sobrinho (PT) de Porto Velho.

O prefeito de Ministro Andreazza Gervano Vicente (PT) leu indicações dos prefeitos encaminhadas aos representantes da Bancada Federal. A principal reivindicação foi a transposição dos servidores.

Bianco solicitou que os prefeitos possam discutir com a Bancada Federal o Plano Plurianual.

Poder de decisão
A articulação conjunta e importante para o futuro de Rondônia, segundo Eduardo Valverde. O apoio que ele recebeu do presidente da Ale Neodi Carlos, "foi vital para consolidar o movimento Pró-Rondônia. Somente assim teremos condições de melhorar, de aperfeiçoar as reivindicações de Rondônia", disse Valverde. 
 

Expedito
Deputados federais Eduardo Valverde (PT-RO) coordenador da bancada, marinha Raupp (PMDB-RO), Ernandes Amorim (PTB-RO), Lindomar Garçon (PR-RO), Rubens Moreira Mendes (PPS-RO), Natan Donadon (PMDB-RO), Mauro Nazif (PSB-RO), Anselmo de Jesus (PT-RO) senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Expedito Júnior (PR-RO). Fátima Cleide (PT-RO) justificou a ausência em razão de ter perdido o vôo para Rondônia.

Participaram da reunião ... prefeitos que atenderam o convite do prefeito anfitrião e presidente da Arom José Bianco. Os deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB-ji-Paraná), Euclides Maciel (PSL-Ji-Paraná), Tiziu Jidalias (PMDB-Ariquemes).

Mais Sobre Política

Deputado Alex Redano recebe o presidente da ASSEJUS e garante portas abertas na ALE

Deputado Alex Redano recebe o presidente da ASSEJUS e garante portas abertas na ALE

Em visita institucional, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano, recebeu nesta quinta-feira (15/04), o presidente da Associ

Marcos Rocha atende indicação do deputado Cirone Deiró e confirma “Tudo Aqui” para atender Cacoal

Marcos Rocha atende indicação do deputado Cirone Deiró e confirma “Tudo Aqui” para atender Cacoal

Em recente visita ao município de Cacoal, o governador Marcos Rocha (sem partido) reconheceu a necessidade da implantação do Tudo Aqui na Capital do

Em Brasília, Mariana Carvalho e vereadores de Cacoal buscam solução para o sorteio do Residencial Cidade Verde

Em Brasília, Mariana Carvalho e vereadores de Cacoal buscam solução para o sorteio do Residencial Cidade Verde

A Deputada Federal Mariana Carvalho e os Vereadores de Cacoal Edimar Kapiche e Paulinho do Cinema se reuniram nesta quarta-feira (14) com o Secretár

Reunidos em comissão geral, deputados aprovam o nome de Paulo Renato Haddad para presidência da Fapero

Reunidos em comissão geral, deputados aprovam o nome de Paulo Renato Haddad para presidência da Fapero

Em comissão geral realizada no Plenário das Deliberações na noite de terça-feira (13), os deputados aprovaram em votação nominal o nome de Paulo Ren