Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

AROM recebe apoio da ALE


A reunião da Associação dos Municípios de Rondônia (Arom) na tarde desta sexta-feira (23) em Ji-Paraná reunião a Bancada Federal (senadores e deputados), deputados estaduais liderados pelo presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste) e o governador de Rondônia Ivo Cassol (MD). O prefeito de Ji-Paraná, presidente da Arom José Bianco (PFL) conduziu a reunião que tratou de assuntos de interesses dos prefeitos.

Na abertura José Bianco disse que o encontro era histórico e durante um minuto de silencio prestou homenagens ao jornalista Pedro Paulo, que durante muitos anos assessorou Ernandes Amorim. Pedro Paulo faleceu esta semana. Nunca se conseguiu reunir senadores, deputados estaduais e federais, o governador além de prefeitos e vereadores como ocorreu em Ji-Paraná.

Segundo Bianco, a reunião é valiosa em todos os sentidos. O movimento Pró-Rondônia é uma seguimento da realizada no último dia 12 em Porto Velho, que tem como líderes o deputado Valverde e o presidente da Ale Neodi Oliveira.

O movimento está acima dos limites políticos-partidários. Segundo Bianco, o movimento é para favorecer Rondônia e certamente "nós prefeitos, declaramos apoio integral a essa mobilização".

Rondônia no entender de Bianco passa momento singular. "Teremos investimentos de milhões como o complexo hidrográfico do Madeira, gasoduto, saída do Pacífico. Certamente grande parte dos pastos que temos serão transformados em lavoura, sem prejuízo para a pecuária", disse Bianco que também destacou a rodovia Porto Velho e Hospital Regional de Cacoal. Ele também não esqueceu da transposição dos servidores estaduais para a área federal, que acha difícil, "mas não impossível". A dívida com o Beron, para Bianco fora da realidade tem que ser revista. O Estado, segundo ele, não pode pagar uma dívida irreal.

Nos dias 9, 10 e 11 de abril será realizada uma Marcha a Brasília. A situação é dramática aqui na nossa região. As dificuldades de Rondônia são maiores que os demais municípios porque há chuvas durante cinco meses, a maioria das pontes é de madeira, as estradas vicinais todas de leito natural. "Nossas dificuldades são muito maiores", argumentou Bianco.

Foram criadas duas comissões de prefeitos. Uma de Saúde presidida pelo prefeito Confúcio Moura (PMDB) de Ariquemes; e a de Saneamento presidida por Roberto Sobrinho (PT) de Porto Velho.

O prefeito de Ministro Andreazza Gervano Vicente (PT) leu indicações dos prefeitos encaminhadas aos representantes da Bancada Federal. A principal reivindicação foi a transposição dos servidores.

Bianco solicitou que os prefeitos possam discutir com a Bancada Federal o Plano Plurianual.

Poder de decisão
A articulação conjunta e importante para o futuro de Rondônia, segundo Eduardo Valverde. O apoio que ele recebeu do presidente da Ale Neodi Carlos, "foi vital para consolidar o movimento Pró-Rondônia. Somente assim teremos condições de melhorar, de aperfeiçoar as reivindicações de Rondônia", disse Valverde. 
 

Expedito
Deputados federais Eduardo Valverde (PT-RO) coordenador da bancada, marinha Raupp (PMDB-RO), Ernandes Amorim (PTB-RO), Lindomar Garçon (PR-RO), Rubens Moreira Mendes (PPS-RO), Natan Donadon (PMDB-RO), Mauro Nazif (PSB-RO), Anselmo de Jesus (PT-RO) senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Expedito Júnior (PR-RO). Fátima Cleide (PT-RO) justificou a ausência em razão de ter perdido o vôo para Rondônia.

Participaram da reunião ... prefeitos que atenderam o convite do prefeito anfitrião e presidente da Arom José Bianco. Os deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB-ji-Paraná), Euclides Maciel (PSL-Ji-Paraná), Tiziu Jidalias (PMDB-Ariquemes).

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)