Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

AROM celebra 25 anos com histórico de lutas e conquistas aos municípios


Com importantes conquistas na defesa dos municípios e suas populações, a instituição sem fins lucrativos Associação Rondoniense de Municípios – AROM celebra 25 anos de fundação, neste mês de junho. O nascimento da entidade, 05/06 de 1993, representou um avanço às administrações municipais e ao desenvolvimento da região, pois à época, a maioria dos municípios era recém-criada, o Estado havia deixado der ser Território Federal e até Constituição da República tinha apenas cinco anos de promulgada.

Há duas décadas e meia, discutia-se, quais as atribuições dos municípios diante do Estado e da União, as definições de oferta de serviços públicos e as respectivas fontes de recursos, quando surgiu a necessidade de as gestões municipais rondonienses se organizarem para superar os desafios coletivos. Nesse contexto histórico em que “tudo estava por ser feito”, a AROM contribuiu para a promoção do desenvolvimento econômico, social, político e administrativo dos municípios, que passavam a ser geridos pelos primeiros representantes eleitos com a missão estruturar os entes locais, para funcionarem com autonomia de fato.

Constituída para garantir representatividade aos municípios, a AROM consolidou o movimento municipalista rondoniense, passando a formar consciência nos poderes e sociedade sobre a dificuldade financeira/estrutural de as prefeituras entregarem serviços e atendimentos nas diversas áreas. Com isso, revelou a injustiça do Pacto Federativo, em que a Constituição deu autonomia de Direito, mas não de Fato aos municípios, deixando-‘os financeiramente dependentes dos estados e União, que ficam com a maior parte da arrecadação do País. Com reivindicações semelhantes às dos mais de 5 mil prefeitos brasileiros, a associação se integrou à Confederação Nacional de Municípios – CNM.

A história da AROM é marcada por ciclos de lutas e conquistas. Dez ex-prefeitos dirigiram a entidade, sendo o primeiro presidente o ex-prefeito de Ariquemes, Janathan Roberto da Igreja. Cada um desenvolveu pautas relevantes aos municípios, como são os casos da instituição do Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (FITHA), defendida pelo então presidente Carlos Magno, ex-prefeito de Ouro Preto d‘Oeste, a aproximação do Tribunal de Contas (TCE) aos municípios e a criação do Diário Oficial dos Municípios na plataforma digital da AROM, implementados pelo ex-presidente e ex-prefeito de Alvorada d’Oeste, Laerte Gomes, e a aprovação, neste ano, do Auxílio Financeiro de R$ 81 milhões aos municípios, defendida pelo então presidente Jurandir de Oliveira.

O atual presidente da AROM, prefeito Airton Gomes, de Cerejeiras, avalia que a associação tem realizado inúmeras iniciativas de sucesso aos municípios associados, e explica o porquê: “sem dúvida, o que permite a entidade lutar pelas administrações municipais é a independência, a postura despoluída das paixões político-partidárias e o compromisso com as questões técnicas que são de interesse das municipalidades. Ao longo dos anos, essa instituição vem atuando de forma a dar mais condições aos prefeitos de administrar, e isso é um benefício gerado à sociedade, que muitas vezes não sabe, mas tem seu município assistido diariamente pela estrutura municipalista da associação.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)