Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Aprovada na CDR criação de Área de Livre Comércio em RO



Os municípios de Pimenteiras do Oeste, Costa Marques e Cabixi, no estado de Rondônia, poderão ser considerados áreas de livre comércio de importação e exportação. É o que estabelece projeto (PLS 351/2017) aprovado nesta quarta-feira (13) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

De autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o projeto cria para esses três municípios áreas de comércio sob regime fiscal especial. O objetivo é promover o desenvolvimento de suas regiões de influência e incrementar as relações comerciais com a Bolívia.

O texto fixa algumas regras para que as mercadorias estrangeiras que entrarem nessas áreas possam ficar livres do Imposto sobre Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Há também as exceções do benefício, como por exemplo, para armas, bebidas e fumo. Já os produtos produzidos pelas indústrias locais ficarão isentos do IPI, desde que em sua composição final haja predominância de matérias-primas de origem regional.

O relator da matéria na comissão, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), elogiou a iniciativa e apresentou voto favorável. Para Raupp, o regime aduaneiro diferenciado proposto para as áreas de livre comércio pode criar condições atraentes para novos investimentos comerciais e, assim, estimular as empresas a aproveitarem as matérias-primas locais para industrialização.

Além disso, acrescentou o relator, a medida poderá ajudar na administração das fronteiras nacionais, como forma de enfrentar os desafios da segurança e da integração com os países vizinhos. Raupp lembrou que há uma área de livre comércio em funcionamento em Guajará-Mirim, que ainda não se desenvolveu.

- É uma área que ainda vem capengando, lamentavelmente, não alcançou o objetivo esperado. Lá temos como cidade gêmea Guayaramerin (departamento de Beni, Bolívia), em que tudo é livre, e Guajará-Mirim tem sofrido com impacto dos turistas e da população ir comprar do outro lado por ser mais vantajoso.

A matéria agora segue para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde vai tramitar em decisão terminativa.

Fonte: Agência Senado

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)