Quarta-feira, 17 de maio de 2017 - 09h37
O apoio para a realização da 36ª edição da Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Arraial Flor do Maracujá foi discutido na tarde de ontem terça-feira (16), durante reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, o promotor de justiça, Héverton Aguiar, e o representante da Federação dos Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia (Federon), jornalista Sílvio Santos, o popular Zékatraca.
Em pauta, o pedido da Federon para que a Assembleia apoie as quadrilhas e bois-bumbás que se apresentam no Arraial. O presidente disse que irá determinar ao setor jurídico da Casa, que analise a possibilidade legal de o Legislativo repassar recursos próprios para o evento. "Vamos ver a possibilidade, do ponto de vista legal, para contribuirmos com o evento", observou o deputado.
O parlamentar disse ainda que acionará o chefe da Casa Civil do Governo, Emerson Castro, sobre a possibilidade de intermediar o patrocínio privado ao tradicional Arraial.
Estrutura garantida
O palco, iluminação, sonorização, arquibancada e outros equipamentos, foram assegurados através de uma emenda conjunta dos deputados Maurão, Jesuíno Boabaid (PMN) e Léo Moraes (PTB), incluída no orçamento de 2016, mas executada somente neste exercício.
O parlamentar reiterou que a Assembleia está conectada com a cultura popular, não apenas abrindo espaços para a discussão do tema, mas destinando recursos para atividades folclóricas. “Preservar e estimular a cultura popular é uma obrigação do homem público, como forma de contar a nossa história e manter vivas as nossas tradições”, completou.
"São 40 grupos, entre quadrilhas e bois-bumbás. Falta o dinheiro para a confecção das indumentárias e alegorias, que fazem dos temas que são apresentados durante o arraial", disse o representante da Federon.
Zékatraca informou, ainda, sobre as prováveis datas do evento. "São duas datas previstas para o Flor do Maracujá. Se houver patrocínio, a previsão é que as apresentações ocorram em 1º de julho. Sem patrocínio, a previsão é 21 de junho, sem disputa de títulos entre as agremiações, mas somente com exibição, com todo o material utilizado no ano passado".
ALE/RO - DECOM - Eranildo Costa Luna
Foto: Marisvaldo José
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), destacou nesta segunda-feira (21) a importância da Sicoob Agroshow 2
Deputada Ieda Chaves recomenda mutirões de emissão de RG em escolas públicas de Rondônia
Visando atender a uma demanda existente, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou aIndicação nº 13.505/2025 ao governo de Rondônia
Atuação da deputada Cristiane Lopes antecede avanço histórico para a pavimentação da BR-319
A deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista - RO) e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 comemorou o avanço no processo d
Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi