Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Aplicação pelos municípios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas mobiliza TCE, MPC e Sebrae


Gente de Opinião

O estímulo ao desenvolvimento regional,
por meio da LC 123/2006, foi assunto da reunião
realizada na sede do Tribunal de Contas

A criação de condições necessárias ao desenvolvimento regional, através da aplicabilidade da Lei Complementar Federal nº 123/2006, que trata do acesso dos municípios ao mercado das micro e pequenas empresas, foi discutida durante audiência envolvendo representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae-RO).

Participaram o conselheiro presidente do TCE-RO, Edilson de Sousa, o procurador-geral do MPC-RO, Adilson Moreira, e a assessora de conselheiro Cleice Pontes, e pelo Sebrae-RO seu diretor executivo Samuel Almeida e a gerente de Políticas Públicas, Silane Guedes.

Durante o encontro foi abordada a possibilidade do estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local e territorial, especificando ações de cada instituição, com foco no direito constitucional do tratamento diferenciado e favorecido às micro e pequenas empresas, citando-se a relevância de seu papel na economia, uma vez que são as maiores geradoras de empregos no país.

Já o TCE e o MPC esclareceram que, em relação à aplicabilidade da LC 123/2006 nos municípios, não há insensibilidade e nem posicionamento coercitivo ou impositivo.

O que deve ocorrer, segundo os órgãos de controle, é a orientação ao gestor público trazendo informações e esclarecimentos que possam contribuir com sua administração, permitindo-lhe efetuar, dentro da legalidade, compras mais vantajosas, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento da economia local.

Sobre essa questão, mencionou-se a importante contribuição das administrações municipais para o desenvolvimento social, uma vez que estas assumem não apenas a condição de prestadoras de serviços, mas de clientes, representando, nesse caso específico, um volume considerável de recursos.

GRUPO DE DEBATE

Ainda durante a audiência foi proposta a criação de um projeto para fomentar um grande debate, abarcando todos os segmentos envolvidos na questão, a fim de se buscar soluções e iniciativas de estímulo ao desenvolvimento local com respaldo técnico e obedecendo princípios de racionalidade, honestidade e legalidade.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)