Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Anúncio da normalização do preço da carne marca o lançamento da campanha contra a febre aftosa em Rondônia


O lançamento da 40ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, no sábado (9), no município de Buritis, serviu para mostrar aos pecuaristas que investir na saúde do rebanho é garantir bons negócios no futuro. Uma extensa programação foi desenvolvida pela Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron) para a região, que já detém o quarto maior rebanho bovino do estado.

Gente de Opinião

Vice-governador abriu a campanha

Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, levou a notícia que mais agradou. Segundo ele, o preço da carne bovina exportada, que é objeto de investigação parlamentar, está se normalizando.

A febre aftosa é uma enfermidade contagiosa e pode causar importantes perdas econômicas. Atinge animais bovinos, caprinos, ovinos e porcos, mas a mortalidade é baixa em adultos. O período para vacinação vai de 15 de abril a 15 de maio. E o produtor deve declarar que fez a vacinação até 20 de maio.

O vice-governador Daniel Pereira, que representou o governador Confúcio Moura, afirmou que o estado tem rebanho mais de 13 milhões de cabeças de gado, e que é possível avançar ainda mais até cinco vezes “sem cortar um pedaço de cipó”.

Ele anunciou que uma delegação da Comissão Europeia vem a Rondônia, nas próximas semanas, para certificar o gado e assegurar a manutenção do comércio. Daniel Pereira informou, também, que a Idaron está concluindo a programação para que o produtor possa processar eletronicamente a Guia de Trânsito Animal (GTA) e até fazer o pagamento da taxa através de aplicativos digitais.

REBANHO

Gente de Opinião

Rebanho bovino de Rondônia tem mais de 13 milhões de cabeças

A campanha de vacinação foi precedida de uma semana de atividades voltadas para a educação sanitária na agropecuária. Os donos de pequenas propriedades, que são a maioria, receberam da Idaron informações sobre boas práticas de vacinação, sanidade vegetal e animal e ainda participaram de um dia campo no Projeto de Assentamento Rio Alto.

A preocupação com a saúde animal e vegetal é fundamental para Rondônia, cuja economia tem o agronegócio como uma das frentes mais positivas.

Segundo Josimar dos Santos Mateus, chefe da unidade da Agência Idaron, Buritis tornou-se um polo das atividades agropecuárias por concentrar produtores dos municípios próximos, e por estar localizado estratégica para a logística, com saídas para outros centros produtores.

Estas facilidades fizeram com que o rebanho bovino, por exemplo, crescesse rápido. No ano de 2000 havia 843 produtores atendidos e 53. 670 cabeças de gado declaradas. No ano seguinte, passou para 1.485 produtores e 107.071 cabeças; e em 2015, 3.280 produtores e 458. 741 cabeças.

Os números colocam Buritis como o quarto maior rebanho do estado, ficando atrás de de Porto Velho, Jaru e Nova Mamoré.
 


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)