Sexta-feira, 8 de novembro de 2013 - 17h10
O deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO), esteve discutindo, durante todo o dia de hoje (8), durante o Seminário sobre Legislação Ambiental e Agricultura Familiar, sobre o Código Florestal. O evento reuniu mais de 300 lideranças ligadas ao setor rural de vários municípios rondonienses, que discutiram sobre os desafios da agricultura familiar no processo de adaptação do novo Código Florestal Brasileiro. O Seminário é uma iniciativa do mandato do deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO), em parceria com a FETAGRO (Federação dos Trabalhadores do Estado de Rondônia). O encontro aconteceu no Centrer, em Ouro Preto do Oeste.
Durante o seminário o deputado Anselmo fez o lançamento da Cartilha “Novo Código Florestal Brasileiro, Preservar para Vida”, uma publicação produzida pelo mandato para apresentar ao agricultor familiar, de forma simples, as principais alterações dessa legislação.
O objetivo do encontro foi apresentar aos agricultores os principais avanços da política ambiental brasileira e discutir sobre soluções para superar dificuldade que possam surgir nesta etapa de adaptações necessárias para adequação às novas regras. Na fase atual, o governo vai trabalhar ações com implantação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o do PRA (Programa de Regularização Ambiental). Essas iniciativas serão decisivas para criar condições de conservação dos ecossistemas.
O tema do seminário foi explanado pelo deputado federal Anselmo de Jesus e pelo vice-presidente da Fetagro, Lázaro Aparecido Dobri.
CAR – O CAR é um registro público que conterá informações ambientais das propriedades rurais e terá o papel de orientar as políticas públicas voltadas tanto à agricultura familiar e para a preservação ambiental. O PRA será o instrumento utilizado no tratamento do passivo ambiental no país. Essa iniciativa será responsável por promover inovações que vão resultar em avanços na política ambiental e agrícola.
Anselmo de Jesus lembra que após a sanção da lei, publicada em 17 de outubro de 2012, o agricultor que não estiver cadastrado no CAR ficará impedido de receber financiamento. “A intenção deste seminário foi contribuir com debates e esclarecimentos para que trabalhador possa se conscientizar sobre a importância de sua participação nesse processo. O novo código traz avanços significativos à agricultura familiar, mas sabemos que não basta só o governo criar condições para implementar as novas regras, é necessário o envolvimento do cidadão”, falou o parlamentar.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)