Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Anselmo confirma mais de R$ 2 milhões para Emater-RO


O deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO) confirmou, no início desta semana, o empenho de mais de R$ 2 milhões feito pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para ampliação da Unidade de Treinamento da Emater ( CENTRER). Os recursos serão destinados para aumentar o espaço físico das instalações do laboratório de análise de solo, fertilizantes, corretivos, água e tecidos vegetais. O investimento contemplará também aquisições de equipamentos, de material permanente, assim como apoio ao serviço de Extensão Rural do Estado de Rondônia.

Anselmo de Jesus ressalta que o estado possui grande parte de sua economia baseada no setor primário com grande diversificação das atividades produtivas graças às condições climáticas que lhes são favoráveis. “As cadeias produtivas do leite, do café, de frutas e de hortaliças têm um grande potencial econômico e social, tendo em vista que estas atividades são praticadas em pequenas e médias propriedades rurais, com a utilização intensiva da mão de obra familiar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e estabilização das famílias no campo”, lembrou.

Hoje em Rondônia, a agricultura familiar responde por uma produção significativa de leite, café, banana, cupuaçu, cacau, açaí, pupunha, abacaxi, citrus, mandioca, maracujá, acerola, olerícolas e peixe de cativeiro. Sendo a produção de leite a do pasto e da cafeicultura, as principais atividades e fontes de renda no âmbito da agricultura familiar. Os cultivos são feitos em pequenas glebas, com pouco nível tecnológico agregado e grande aproveitamento de mão de obra familiar.

O deputado destaca que há tendência dos sistemas de produção agropecuários, em se tornarem cada vez mais eficientes e competitivos, tem exigido o emprego de tecnologias modernas com o devido suporte às atividades de planejamento e assistência técnica. “Assim, políticas públicas de apoio à agricultura familiar têm sido desenvolvidas no âmbito estadual, aliadas aquelas de âmbito federal visando beneficiar essa categoria de agricultores”, frisou.

Nesse contexto, lembra o deputado Anselmo de Jesus, os investimentos na unidade do Centro de Treinamento da EMATER (Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural), são de fundamental importância para a sustentabilidade e desenvolvimento da agricultura familiar, uma vez que a atividade se destaca na geração de emprego, distribuição de renda e combate à pobreza rural.

As propostas já foram aprovadas e os planos de trabalho estão em análise. O projeto será executado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri).

Fonte: Josias Brito

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)