Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Anselmo confirma mais de R$ 2 milhões para Emater-RO


O deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO) confirmou, no início desta semana, o empenho de mais de R$ 2 milhões feito pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para ampliação da Unidade de Treinamento da Emater ( CENTRER). Os recursos serão destinados para aumentar o espaço físico das instalações do laboratório de análise de solo, fertilizantes, corretivos, água e tecidos vegetais. O investimento contemplará também aquisições de equipamentos, de material permanente, assim como apoio ao serviço de Extensão Rural do Estado de Rondônia.

Anselmo de Jesus ressalta que o estado possui grande parte de sua economia baseada no setor primário com grande diversificação das atividades produtivas graças às condições climáticas que lhes são favoráveis. “As cadeias produtivas do leite, do café, de frutas e de hortaliças têm um grande potencial econômico e social, tendo em vista que estas atividades são praticadas em pequenas e médias propriedades rurais, com a utilização intensiva da mão de obra familiar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e estabilização das famílias no campo”, lembrou.

Hoje em Rondônia, a agricultura familiar responde por uma produção significativa de leite, café, banana, cupuaçu, cacau, açaí, pupunha, abacaxi, citrus, mandioca, maracujá, acerola, olerícolas e peixe de cativeiro. Sendo a produção de leite a do pasto e da cafeicultura, as principais atividades e fontes de renda no âmbito da agricultura familiar. Os cultivos são feitos em pequenas glebas, com pouco nível tecnológico agregado e grande aproveitamento de mão de obra familiar.

O deputado destaca que há tendência dos sistemas de produção agropecuários, em se tornarem cada vez mais eficientes e competitivos, tem exigido o emprego de tecnologias modernas com o devido suporte às atividades de planejamento e assistência técnica. “Assim, políticas públicas de apoio à agricultura familiar têm sido desenvolvidas no âmbito estadual, aliadas aquelas de âmbito federal visando beneficiar essa categoria de agricultores”, frisou.

Nesse contexto, lembra o deputado Anselmo de Jesus, os investimentos na unidade do Centro de Treinamento da EMATER (Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural), são de fundamental importância para a sustentabilidade e desenvolvimento da agricultura familiar, uma vez que a atividade se destaca na geração de emprego, distribuição de renda e combate à pobreza rural.

As propostas já foram aprovadas e os planos de trabalho estão em análise. O projeto será executado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri).

Fonte: Josias Brito

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)