Porto Velho (RO) domingo, 21 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Anderson Pereira entrega Voto de Louvor à Ordem DeMolay em Rondônia


Anderson Pereira entrega Voto de Louvor à Ordem DeMolay em Rondônia - Gente de Opinião

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta segunda-feira (13), Sessão Solene para a entrega de Voto de Louvor em comemoração ao centenário de criação da Ordem DeMolay. Proposta pelo deputado estadual Anderson Pereira (PROS), a solenidade reuniu membros da Maçonaria em Rondônia e DeMolays.

O parlamentar disse que a Ordem Demolay desenvolve um grande trabalho, possibilitando aos jovens oportunidades de desenvolvimento. “Para mim é uma honra estar aqui homenageando amigos, que, dentro dessa sociedade brasileira tão sofrida devido a gestões ruins, devido a estruturas sociais ruins, fazem a diferença para o lado positivo”, acrescentou.

O parlamentar lembrou que a população carcerária está cada vez mais inchada, com jovens entre 18 e 24 anos. Para ele, políticas simples, como as desenvolvidas pela Ordem Demolay, evitariam que muitos apenados estivessem nos presídios.

“Em vez de gerar riquezas para o país, eles (os apenados) geram prejuízo, pois o custo deles é alto. Em nome disso, em nome desse projeto maravilhoso que existe em Rondônia, rendemos nossa homenagem ao trabalho que vocês desenvolvem. Daqui sairão os futuros deputados, advogados, engenheiros”, detalhou Anderson.

Participaram da solenidade o grão-mestre estadual Juraci Jorge da Silva, do Grande Oriente do Brasil (GOB), o sereníssimo grão-mestre Aldino Brasil, da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron), entre outras lideranças maçônicas e DeMolays em Rondônia.

A Ordem DeMolay chegou em Rondônia por meio do Capítulo Jorge Teixeira nº 56, em Porto Velho, instalado no dia 27 de julho de 1987, tendo atualmente seis capítulos, vinculados ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB), sendo três em na capital e mais três no interior do Estado. São 32 anos da Ordem em Rondônia e 39 anos no Brasil.

"Ao longo desse tempo, a Ordem DeMolay vem prestando um grande trabalho, através da Maçonaria, na formação de centenas de jovens, que hoje ocupam posições de destaque na sociedade, nas mais diversas áreas", destacou Anderson. 

 

Apresentação 

O jovem DeMolay Gabriel Arruda, 1º conselheiro do Capítulo 56, fez uma apresentação e destacou que são três os pilares de liberdade, promovidos pela Ordem DeMolay: liberdade religiosa, liberdade política e liberdade intelectual.

Ele mostrou ainda algumas ações realizadas com a sociedade, como a recente Páscoa Solidária, doações de livros e de roupas, doação de sangue e ações em datas comemorativas como o Dia das Crianças.

"Mas, a grande realização é o Arrastão da Solidariedade, com a arrecadação de alimentos para entidades beneficentes, que ocorrem quando das comemorações ao Dia do DeMolay", completou. Vídeos também foram apresentados, mostrando um pouco da atuação da Ordem DeMolay e dos trabalhos desenvolvidos com os jovens.

 

Homenageados 

Foram homenageados, com o Voto de Louvor, membros do Grande Capítulo Estadual de Rondônia (GEC/RO) e do Grande Oriente do Brasil-Rondônia (GOB/RO) e da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron). Entre os homenageados, o grande mestre estadual Luiz Paulo Severiano Fernandes Neto; o grande mestre estadual Lenyn Brito Silva; o mestre conselheiro estadual Gabriel Antônio de Oliveira Santos; o mestre conselheiro estadual Rômulo Abel Rodrigues dos Santos, o grão-mestre estadual Juraci Jorge da Silva, do GOR, e o sereníssimo grão-mestre Aldino Brasil, da Glomaron.

  

Pronunciamentos 

O grã-mestre Juraci Jorge declarou que "falar dos DeMolays é importante, pois recarrega o nosso espírito fraternal. Os jovens estão não apenas praticando a filantropia, mas buscando conhecimentos e informações importante para o decorrer de toda a vida. A Maçonaria é patrocinadora desses jovens e sempre estamos juntos nessa grande missão fraterna".

O sereníssimo grão-mestre Aldino Brasil afirmou que, quando jovem, ouvia dizer que seria o futuro do país. "E isso não é brincadeira, pois o momento de vocês assumir os postos na sociedade vai chegar e afirmo que vocês serão cidadãos melhores, maçons melhores do que somos hoje, com toda a certeza", ressaltou.

Ele disse que, caso o deputado Anderson Pereira tenha algum projeto de fortalecimento da educação, pode contar com os jovens DeMolays nessa empreitada. "Se precisa debater, defender e discutir alguma iniciativa de valorização da educação pública, não tenha receio em procurar a Ordem DeMolay", anunciou.

O grande tesoureiro nacional do Conselho de Ordem Supremo DeMolay para a República Federativa do Brasil, Tiago Farias, disse que "coloca-se muito a responsabilidade sobre os nossos jovens, mas também depende de nós esse trabalho de promover o desenvolvimento do trabalho da Ordem DeMolay e a construção de uma sociedade melhor do que encontramos".

O mestre conselheiro estadual Rômulo Abel dos Santos, que é sobrinho da ex-deputada estadual Lúcia Tereza, que dá nome ao plenário da Assembleia, em reconhecimento ao seu trabalho pelo Estado, disse que o centenário da criação da Ordem DeMolay mostra que é a prova de que é possível acreditar na transformação e no desenvolvimento da sociedade.

"A Ordem DeMolay rondoniense não para de dar frutos. Somos mais de uma centena de jovens regulares, nos estudos e trabalhos filantrópicos em Rondônia. É a prova de que ainda existe esperança numa sociedade mais fraterna e justa. Nunca é tempo perdido acreditar no jovem e na sua formação", acrescentou.

O grande mestre estadual Valter Filho Menezes Gama, ressaltou que o trabalho da Ordem DeMolay pode ser resumido em duas palavras: filosofia e filantropia. "São inúmeras ações sociais promovidas e destaco o dia "D", com a oferta de uma gama de serviços. Nosso objetivo é formar esses jovens, para que no futuro possam estar nos conduzindo".

Anderson Pereira recebeu um pequeno broche, alusivo ao centenário da Ordem DeMolay, entregue por Valter Menezes, em nome do Grande Capítulo.

O grande mestre estadual Luiz Paulo Severiano enfatizou que a homenagem é para os jovens. "Quando iniciei na Ordem Demolay, aos 13 anos, não imaginávamos que chegaríamos tão longe. Quando vemos jovens recolherem duas toneladas de alimentos, em dois dias, para doação, vemos o quanto estamos no caminho certo. Esse reconhecimento é um incentivo para o trabalho continuar", completou Severiano, que também entregou um broche comemorativo ao deputado Anderson Pereira.

 

A Ordem DeMolay 

A Ordem DeMolay é uma organização filosófica, fraternal e iniciativa para jovens do sexo masculino, com idade entre os 12 aos 21 anos. Foi fundada nos Estados Unidos em 24 de março de 1919, pelo Maçom Frank Sherman Land e outros nove jovens americanos, sendo patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente, desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolay e Conventos da Ordem da Cavalaria.

Chegando aos 100 anos de atuação, a Ordem DeMolay conta com cerca de dois milhões de membros em todo o mundo e mais de 100 mil no Brasil. As sete virtudes, princípios básicos para os DeMolays são o Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. O lema da Ordem Demolay é “Nenhum DeMolay deve falhar como cidadão, como líder ou como homem. ”

A Ordem DeMolay se estabeleceu no Brasil graças aos esforços do maçom Alberto Mansur, que tomou conhecimento da Ordem em 1970. Após muito esforço, foi fundado em 16 de agosto de 1980 o primeiro capítulo da Ordem DeMolay no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, com o título de “Capítulo Rio de Janeiro da Ordem DeMolay nº 01”.

Mais Sobre Política

Deputada Cássia Muleta indica obras de revitalização na RO-010

Deputada Cássia Muleta indica obras de revitalização na RO-010

A deputada Cássia Muleta (Podemos), em outra indicação, pediu ao Governo do Estado para que envie ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a dem

Deputado Anderson Pereira se reúne com diretor do DER para retomada de melhorias na Estrada da Penal

Deputado Anderson Pereira se reúne com diretor do DER para retomada de melhorias na Estrada da Penal

O deputado estadual Anderson Pereira (Pros) esteve na quarta-feira (17) com o diretor geral do Departamento de Estradas, Rodagens (DER-RO), Coronel

Deputado Geraldo da Rondônia cobra do governo manutenção da RO-459 de acesso a Alto Paraíso

Deputado Geraldo da Rondônia cobra do governo manutenção da RO-459 de acesso a Alto Paraíso

Acompanhando a situação precário das rodovias estaduais ocasionados pela falta de manutenção, o deputado Geraldo da Rondônia (PSC), tem manifestado

Emenda de Follador é liberada para aquisição de veículo para transporte de lixo hospitalar

Emenda de Follador é liberada para aquisição de veículo para transporte de lixo hospitalar

Já estão disponíveis os recursos da ordem de R$ 119 mil (cento e dezenove mil reais), destinados através de emenda parlamentar do deputado Adelino Fol