Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ana Maria Negreiros quer reforma dos pontos de ônibus


A vereadora do PMDB, Ana Maria Negreiros, participou da audiência pública na tarde desta quinta-feira, 31, que discutiu a eficiência do serviço de transporte coletivo oferecido à população da Capital. A audiência foi proposta pelo prefeito Mauro Nazif e contou com a presença dos 21 vereadores o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Carlos Guttemberg, representantes das empresas de transporte coletivo e a comunidade em geral.Ana Maria Negreiros quer reforma dos pontos de ônibus - Gente de Opinião

A vereadora destacou a importância da realização da audiência e a participação maciça da comunidade que lotou o plenário da Câmara. “O transporte coletivo e o transito são um dos principais problemas enfrentados pela população diariamente. O que falta hoje é um planejamento urbano. Nossa Capital recebeu muita gente de fora. Numa cidade que haviam 200 mil, em pouco tempo saltou para 418 mil habitantes, ou seja, duplicou e não houve um planejamento estrutural para acompanhar o aumento populacional”, observou Ana.

A parlamentar ressaltou que colocará em pauta na Câmara um projeto que visa transformar a Rua Duque de Caxias, localizada no centro de Porto Velho e que atualmente é mão dupla em uma via expressa. “Desafogaria Avenidas como a Carlos Gomes e a Pinheiro Machado. Além dessas ruas existem outras ruas paralelas que também poderiam se mudadas e assim, desafogaria o trânsito”, disse.

Transporte coletivo

Ana Maria Negreiros fez um levantamento sobre a real situação do transporte coletivo da cidade e ficou espantada com o que viu. “Os moradores da zona leste reclamam que os ônibus só trafegam com lotação máxima porque fazem linha por vários bairros saindo do Ulisses Guimarães e percorrendo os bairros JK, Mariana, São Francisco e vários outras localidades até chegar no centro. Além disto, existem linhas que não são utilizadas. Vale lembrar que aquela região é uma das zonas mais populosas da cidade, se não for a maior.”, explicou.

Ana Maria acrescentou que o mesmo acontece na zona sul, “A comunidade reclama que às 6:40 não há mais ônibus em condições de entrar. Tem gente pendurada até na porta, um absurdo. Se o transporte coletivo fosse no mínimo decente, as pessoas deixariam seus carros em casa e pegariam ônibus para ir ao trabalho. Mas infelizmente é o contrário”, lamentou.

Pontos de ônibus

Segundo a vereadora, além destes graves problemas enfrentados pelos portovelhenses os usuários também sofrem com as paradas de ônibus que estão em péssimas condições de uso. “A população fica exposta a chuva e ao sol”, e citou como exemplo as parada de ônibus no entorno do Shopping. “Não tem uma proteção e os bancos estão quebrados ou simplesmente não existem”.

Outro local visitado pela vereadora foi a Avenida Amazonas no bairro Agenor de Carvalho, que segundo ela não recebe nenhum tipo de manutenção e expõe os moradores a sol e chuva. “Já estou encaminhando pedido de providencias junto é prefeitura para que tão logo esse problema seja resolvido”, assegurou a parlamentar.


Aumento da frota de ônibus

Ana Maria alertou para a necessidade de aumentar em caráter de urgência a frota de ônibus em Porto Velho. “São 174 ônibus e podemos ter até 300 carros pela quantidade de habitantes. Há quem pense que aumentar o efetivo de veículos só iria piorar ainda mais o já caótico transito. Mas se fizermos uma análise perceberemos que se o transporte coletivo melhorar com o aumento do efetivo o tempo de espera nos pontos será menor. Aliado a isto, se as empresas inserissem acessibilidade aos portadores de necessidades especiais com rampas de acesso, corredores mais largos, poltronas confortáveis e ar condicionado, eu tenho certeza que a população deixará seu carro em casa e usará o transporte coletivo para ir e vir”, apontou Ana Maria.

Ao final a parlamentar assegurou que tão logo será dado o andamento das providencias para minorar os problemas no que tange o transporte coletivo. “Nossa Capital não pode mais passar por isso. É preciso planejamento e ações urgentes e eficazes”, finalizou Ana Maria Negreiros.

Fonte: Elaine Santos
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)