Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ampliado benefício para idosos com transporte gratuito


MP PEDE E CÂMARA ALTERA LEI AMPLIANDO
BENEFÍCIO PARA IDOSOS COM TRANSPORTE GRATUITO


O Ministério Público do Estado de Rondônia, através da 8ª Promotoria de Justiça, pediu e o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, José Hermínio Coelho, promulgou a Emenda à Lei Orgânica nº 050, ampliando o benefício da gratuidade no transporte coletivo de passageiros para idosos com idade ou superior a 60 anos. A lei anterior beneficiava somente idosos com idade acima de 65 anos. A promulgação da Emenda foi publicada no Diário Oficial do Município nº 3054, no dia 27 de junho.

O pedido de mudança na Lei Municipal foi feito à Câmara de Vereadores pelo Promotor de Justiça Ivanildo de Oliveira, da 8ª Promotoria de Justiça, com base em inúmeras reclamações de idosos com idade entre 60 e 65 anos e, sobretudo, de baixa renda, os quais não estavam conseguindo usufruir os serviços de transporte coletivo urbano de forma gratuita.

No pedido encaminhado ao chefe do Poder Legislativo Municipal, o Promotor de Justiça Ivanildo de Oliveira explicou que, conforme artigo 39, inciso 3º da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso, fica a critério da legislação local dispor sobre a gratuidade nos meios de transportes coletivos públicos urbanos, no que toca às pessoas com faixa etária entre 60 e 65 anos.

Vários municípios brasileiros já promulgaram suas respectivas legislações municipais assegurando o acesso ao passe livre aos serviços de transportes coletivos urbano às pessoas a partir de 60 anos.

Em outras cidades projetos semelhantes estão em fase de tramitação. Já usufruem do benefício os municípios de Mata de São João (BA) e Campinas (SP), e projeto nesse sentido está em tramitação nas Câmaras de Vereadores de Foz do Iguaçu (PR), Ibirubá (RS), Guarulhos (SP), Aracaju (SE), Santa Bárbara (SP) e Itapevi (SP).

Autor: Marcelo Freire/DRT476-RO
Fonte: Ascom/MPRO 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)