Quinta-feira, 20 de setembro de 2007 - 01h59
Alterações no período da liberação orçamentária, orçamento impositivo e maior destinação de recursos aos municípios, de forma equânime, serão defendidos nesta quinta-feira (20), a partir das 9 horas, no plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia, pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), durante participação no Seminário Regional da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional.
O seminário vai discutir, com as bancadas federal, estadual, prefeitos, vereadores, Governo do Estado, lideranças e a comunidade, os projetos de Lei Orçamentária para o próximo ano e o Plano Plurianual (PPA 2008-2011).
As propostas de Amorim refletem, segundo ele, as dificuldades que os administradores vivem na região Norte, em decorrência do período em que o orçamento é liberado geralmente no segundo semestre do ano -. Se gasta um tempo enorme para conseguir a liberação e quando sai, começa o nosso inverno amazônico. Esse seminário vai dar a oportunidade de muitos se manifestarem e os legisladores encontrarem os caminhos para viabilizar as necessidades regionais. Participação não é só ouvir, mas encontrar e construir alternativas, respeitando as peculiaridades regionais, argumenta o parlamentar.
Amorim defende que o orçamento seja liberado no início do ano para que os administradores possam executar as obras dentro do prazo. Quando se abre a torneira do dinheiro em nossa região se abre também a das chuvas. Precisamos redefinir esse calendário. O deputado também é defensor de que tudo o que for posto no orçamento deve ser cumprido.
A idéia da Comissão Mista, segundo Amorim, é regionalizar o debate sobre o orçamento, e ampliar a participação da sociedade civil na discussão do tema. Ele foi convidado pelo relator-geral do Orçamento da União para 2008, deputado José Pimentel, a participar de todos os ciclos de debates que serão promovidos nas regiões norte, centro-oeste, sudeste, nordeste e sul num calendário que se estende até o dia oito de outubro próximo.
Fonte: Yodon Guedes
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na segunda-feira, 17 de novembro, o julgamento do último recurso pendente na Ação de Investigação Judi

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na última segunda-feira (17), uma cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos prevista no Requ

O deputado Jean Mendonça (PL) voltou a cobrar da equipe do governador Coronel Marcos Rocha a indicação feita em 2023, quando solicitou à Casa Civil,

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)