Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim propõe pacto com a Bolívia para evitar danos ambientais


Um pacto bilateral para evitar a propagação de fumaças, provenientes da Bolívia, e que têm afetado o tráfego aéreo de Rondônia, a sensação de aumento de queimadas e o status de Estado devastador, foi apresentado hoje (30), pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), a representantes do Ibama presentes na reunião com o ministro interino Nelson Hubner, das Minas e Energia, com a frente pró-usinas do rio Madeira.
Pela proposta, os organismos ambientais nos estados fronteiriços seriam encarregados, também, de prestar assessoria à Bolívia quanto a técnicas e manejos que substituam a queimada.”Em época de preocupação ambiental, a idéia foi bem recebida tanto pela direção do Ibama quanto pelo Ministério das Minas e Energia. Ficamos de redigirmos juntos a proposta, para evitar esse estigma de que em Rondônia tem-se aumentado as queimadas, quando todos sabemos, que a fumaça tem vindo do país vizinho”, afirma o parlamentar.
Amorim, acompanhado da deputada estadual Daniela Amorim (PTB), e membros da frente pró-usinas, incluindo os vereadores de Porto Velho, participou do périplo de reuniões para se certificar de que o licenciamento ambiental da obra no rio Madeira, deve sair até início do próximo mês. A frente pró-usinas manteve audiências com o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP),  no Ministério das Minas e Energia e Ibama.

“Estamos todos otimistas e esperançosos com essa nova perspectiva. De acordo com o Governo Federal, o presidente deu ultimato e todos os requisitos solicitados já teriam sido sanados para que a licença seja concedida a qualquer momento”, explica Amorim.
 

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol presidiu sessão solene de entrega de votos de louvor aos agentes de crédito do Programa de Apoio às Micro e P

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, nesta sexta-feira (27), o troféu da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, reconheci

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)