Para reflorestar os 1.6 milhões de hectares de área degradada no Estado, previstos no pacto da lei estadual de zoneamento sócio econômico e ambiental de Rondônia e o Código Florestal, o deputado federal Ernandes Amorim está propondo que cada um dos 52 municípios possa, em conjunto com os órgãos federais e estaduais, incentivar o plantio de essências frutíferas em consórcio com plantas como girassol, mamona - para a fabricação de bio-combustíveis.
Essa proposta e mais a abertura de concessão municipal para os serviços de fornecimento de água tratada e de esgotamento sanitário, é o que será apresentado por Amorim, na próxima sexta-feira (23), durante encontro dos prefeitos em Ji-Paraná, promovido pela Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), com as bancadas federal, estadual e o Governo do Estado, para discutir o pacto por Rondônia e uma pauta municipalista.
De acordo com Amorim, com esse tipo de reflorestamento será resolvido o problema da degradação ambiental ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento com geração de renda em todo Estado. "Temos que conciliar sempre o desenvolvimento com o equilíbrio e bom senso. Vamos resolver o impacto ambiental e com isso gerar renda para os produtores que vivem em crise, tanto na pecuária quanto na agricultura", explica o deputado.
Ainda segundo ele, é chegada à hora de cada município abrir concessão pública para o fornecimento de água tratada já que a Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd), está deficitária na prestação dos serviços e com R$ 60 milhões de inadimplência. "Os municípios têm que se organizarem. Em Vilhena e Cacoal esse serviço foi municipalizado com sucesso. Dessa forma o cidadão terá água bem tratada e de quem cobrar juntamente com os vereadores, caso haja descontinuidade dos serviços como ocorre hoje na Caerd". explica.
Amorim reafirma sua disposição em favor do pacto de integração entre as bancadas, Governo e outros poderes, e com reforços, a partir de agora. "Já que temos o líder do Governo na Câmara (deputado José Múcio) e do novo ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia", afirma o deputado.
Fonte: Yodon Guedes
Quarta-feira, 6 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)