Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim convoca audiência para discutir prejuízos da Ceron


 
A cúpula do setor energético do país está sendo convocada, pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), a explicar na Comissão das Minas e Energia da Câmara, da qual é membro, o anunciado déficit e elevado prejuízo da Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), conforme balancete recente das contas 2006/2007.

"A Ceron em Rondônia distribui e vende a energia elétrica mais cara do país. Precisamos saber de quem a energia elétrica por ela distribuída, é comprada, o seu custo de aquisição e o preço repassado ao consumidor final. O alto custo da energia elétrica tem sido responsável pela inviabilidade de milhares de micros e pequenas empresas que tem nesse item o seu ponto de estrangulamento, tendo em vista o seu levado custo. No entanto, a empresa hoje federalizada, alega prejuízos", reclama Amorim.

Além do balancete negativo, o parlamentar tem em mãos, para justificar a audiência na Comissão de Minas e Energia, um parecer do Conselho Fiscal da própria Ceron, que atesta a ausência de uma boa gestão em todas as áreas da empresa "numa realidade aterradora, onde nada funciona, e o caos imperando dentro da atual administração".

De acordo com esse parecer, alega o deputado, a terceirização de mão de obra na Ceron é uma das grandes responsáveis pelo elevadíssimo custo operacional. Neste sentido, o Conselho Fiscal recomenda que a companhia dê prioridades à admissão de empregados concursados, em substituição a mão de obra terceirizada, para trabalharem nas áreas envolvidas no combate as perdas, inadimplência, execução e fiscalização de obras. O Conselho considera também necessária à implantação de um Sistema Integrado de Gestão em todas as áreas da empresa, prioritariamente na financeira, comercial, administrativa e Jurídica.

Para Amorim é inadmissível esse quadro de déficit da Ceron. "Como o próprio parecer aponta, há problemas de gestão, ou melhor, de incompetência, pois como é que se vende uma energia tão cara e ainda apresenta prejuízos", afirma.

Para a audiência pública, com data ainda a ser confirmada no decorrer da próxima semana, estão sendo convocados o controlador Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, o presidente do Tribunal de Contas da União, Walton Alencar Rodrigues, e os presidentes da Ceron, Paulo Roberto dos Santos Silveira, e da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)