Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim convida CPI Carcerária para discutir Rondônia


Uma audiência pública da CPI do Sistema Carcerário da Câmara Federal para verificar o sistema prisional de Rondônia, nas unidades Urso Branco, Panda e Ênio Pinheiro, em Porto Velho, e discutir medidas que possam tornar o sistema mais humano, foi solicitado hoje (24) pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), ao presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, deputado Neucimar Fraga (PR-ES).

A CPI investiga problemas de superlotação – o que ocorre no complexo prisional de Rondônia - sistema de saúde das unidades, a atuação de facções criminosas no sistema, a situação das mulheres presas, a corrupção e os gastos tidos com o setor.

Amorim pede o envolvimento nessa audiência pública, em data a ser definida essa semana pela Comissão, do Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Vara de Execuções Penais, e entidades defensoras dos Direitos Humanos.

Segundo o parlamentar, o “caldeirão do inferno” que se tornou cada unidade prisional, principalmente o Urso Branco, é lastimável, com cerca de 900 presos em celas com capacidade de apenas um terço desse total. Em todo o Estado estima-se, segundo Amorim, uma população carcerária de mais 3 mil quando a capacidade seria de apenas a metade.

“O objetivo dessa audiência será discutir com todas as autoridades do Estado o sistema penitenciário, dando ênfase à reintegração social do condenado, trazendo experiências bem-sucedidas que promovam um tratamento mais humano dos presos por meio do trabalho. Não podemos cruzar os braços alegando falta de recursos, e amontoando pessoas como se fossem bichos. Não queremos continuar só enxergando estatísticas. Só nesse ano quase 700 presos foram mortos em prisões desse país. Temos que fazer alguma coisa”, disse Amorim.

Ainda segundo ele, é responsabilidade de todas autoridades  melhorar o sistema prisional de Rondônia, que amarga  processo na Organização dos Estados Americanos (OEA) por desrespeito a normas internacionais de direitos humanos no presídio Urso Branco. “Todos alegam que o sistema está falido, então vamos planejar melhores ações para esse problema. È inaceitável continuar desse jeito sem se  respeitar o ser humano que se encontra detido nem apontar caminhos para sua recuperação”, afirma o deputado. 

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)