Terça-feira, 10 de julho de 2007 - 10h06
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara, acatou a sugestão do deputado federal Ernandes Amorim (PTB) e hoje mesmo (10), já requereu do Tribunal de Contas da União (TCU), levantamento pormenorizado dos investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em favor da agropecuária em Rondônia.
Durante reunião ocorrida na segunda-feira, no Parque de Exposição Hermínio Victorelli, onde se realiza a 28ª edição da Expojipa, em Ji-Paraná, Amorim questionou o porquê de o BNDES só liberar recursos para apenas um grupo de cinco frigoríficos em detrimento de mais de 500 que operam no país e aguardam tratamento igualitário. Segundo Amorim, esse expediente pode estar favorecendo, inclusive, o cartel do boi que vem se instalando no Estado.
O deputado tem denunciado a cartelização de frigoríficos em Rondônia e tem cobrado posição dos órgãos competentes Ministério da Agricultura para evitar desemprego, queda na receita e falência do setor que mais gera renda no Estado.
Ele também sugeriu a Comissão de Agricultura se empenhar com afinco para garantir a regularização fundiária de Rondônia, o que em sua visão tem atrapalhado todo o setor produtivo do Estado, provocado crises e marginalizado os produtores rurais.
Usinas do Madeira
Apesar de comemorar a liberação da licença ambiental para a usina hidrelétrica no rio Madeira, Amorim criticou a lentidão, o excesso de burocracia, e a distorção entre o que quer o Governo Federal anunciado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o procedimento adotado por uma elite técnica a serviço de não sabe quem com o propósito, segundo ele, de atrapalhar empreendimentos necessários ao crescimento regional e do país.
Agora é que devemos nos unir ainda mais e permanecer em alerta. Essa licença é apenas um passo para assegurar que vá a leilão em outubro. Ainda faltam outras duas. Governo, parlamentares, segmentos sociais organizados têm que marchar juntos para assegurar os novos passos e, dessa forma, viabilizar esse empreendimento tão esperado, afirma Amorim.
Fonte: Yodon Guedes
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa

Mais de 204 mil pessoas já foram atendidas no Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, em Ji-Paraná, em quatro anos de funcionamento. Para marca

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública
Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)