Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

AMORIM: Comissão cobra investimentos do BNDES em RO.


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara, acatou a sugestão do deputado federal Ernandes Amorim (PTB) e hoje mesmo (10), já requereu do Tribunal de Contas da União (TCU), levantamento pormenorizado dos investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em favor da agropecuária em Rondônia.

Durante reunião ocorrida na segunda-feira, no Parque de Exposição  Hermínio Victorelli, onde se realiza a 28ª edição da Expojipa, em Ji-Paraná, Amorim questionou o porquê de o BNDES só liberar recursos para apenas um grupo de cinco frigoríficos em detrimento de mais de 500 que operam no país e aguardam tratamento igualitário. Segundo Amorim, esse expediente pode estar favorecendo, inclusive, o cartel do boi que vem se instalando no Estado.

O deputado tem denunciado a cartelização de frigoríficos em Rondônia e tem cobrado posição dos órgãos competentes – Ministério da Agricultura – para evitar desemprego, queda na receita e falência do setor que mais gera renda no Estado.

Ele também sugeriu a Comissão de Agricultura se empenhar com afinco para garantir a regularização fundiária de Rondônia, o que em sua visão tem atrapalhado todo o setor produtivo do Estado, provocado crises e marginalizado os produtores rurais.

Usinas do Madeira
Apesar de comemorar a liberação da licença ambiental para a usina hidrelétrica no rio Madeira, Amorim criticou a lentidão, o excesso de burocracia, e a distorção entre o que quer o Governo Federal anunciado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o procedimento adotado por uma “elite técnica” a serviço “de não sabe quem” com o propósito, segundo ele, de atrapalhar empreendimentos necessários ao crescimento regional e do país.

“Agora é que devemos nos unir ainda mais e permanecer em alerta. Essa licença é apenas um passo para assegurar que vá a leilão em outubro. Ainda faltam outras duas. Governo, parlamentares, segmentos sociais organizados têm que marchar juntos para assegurar os novos passos e, dessa forma, viabilizar esse empreendimento tão esperado”, afirma Amorim.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)