Porto Velho (RO) segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Amorim cobra início das obras do Gasoduto Urucu Porto-Velho


Deputado lembra que sem o duto, Petrobrás não tem utilização para o gás

Diante da iminência de contingenciamento do gás natural no Brasil, em decorrência da crise estabelecida pela Bolívia, o deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO), voltou a afirmar sua confiança de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interferirá para que sejam iniciadas as obras do gasoduto que ligará a Bacia Petrolífera de Urucu (AM) a Porto Velho.

Na última quarta-feira, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Amorim afirmou entender que o governo tem boas intenções em relação a esse importante empreendimento para o estado. Ele lembrou que o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, criou, no início de abril, um grupo de trabalho ministerial para acelerar a implantação do Gasoduto Urucu-Porto Velho, uma obra fundamental para garantir o fornecimento de energia à Região Norte.

Durante a audiência, o deputado defendeu o início das obras ao argumentar que a licença ambiental para sua construção já foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e que restam apenas "trâmites burocráticos" para resolver de uma vez por todas a viabilidade econômica do empreendimento. "Faltam poucos passos para Rondônia evoluir com o gás natural", disse.

O parlamentar lembrou que, com o agravamento da crise com o país vizinho, o gasoduto ganha ainda mais viabilidade, já que o gás será transportado por um duto de 550 quilômetros até Porto Velho para ser consumido nas termoelétricas instaladas na região.
Atualmente, na bacia de Urucu, a Petrobrás tem que queimar ou reinjetar o gás nos poços de prospecção de petróleo por não ter condições de utilizá-lo. "Isso é um grande desperdício. Enquanto países estão brigando por gasodutos nós estamos produzindo gás sem consumir", disse o deputado.

Amorim lembrou que a energia limpa produzida com a utilização do gás natural pode dar uma contribuição imediata na solução de problemas no campo ambiental, como o aquecimento global da terra alarmado pelos cientistas de todo o mundo."A utilização do gás natural é uma das formas de energia mais populares hoje em dia, que pode ajudar na manutenção da qualidade do ar e da água, especialmente quando usado em substituição a outras fontes de energia", garante.

VANTAGENS - A bacia de Urucu é a maior produtora de gás natural em terra no Brasil, com capacidade de produção diária de 9,9 milhões de metros cúbicos de gás. A construção do gasoduto, segundo Amorim, possibilita outras vantagens: novos investimentos na indústria, geração riquezas no comércio e na prestação de serviços, novos negócios, como o uso do gás nas padarias, cerâmicas, oficinas mecânicas. Além disso, os taxistas terão oportunidades de melhorar sua renda familiar utilizando um combustível mais barato que a gasolina.

Mais Sobre Política

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es