Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim cobra início das obras do Gasoduto Urucu Porto-Velho


Deputado lembra que sem o duto, Petrobrás não tem utilização para o gás

Diante da iminência de contingenciamento do gás natural no Brasil, em decorrência da crise estabelecida pela Bolívia, o deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO), voltou a afirmar sua confiança de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interferirá para que sejam iniciadas as obras do gasoduto que ligará a Bacia Petrolífera de Urucu (AM) a Porto Velho.

Na última quarta-feira, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Amorim afirmou entender que o governo tem boas intenções em relação a esse importante empreendimento para o estado. Ele lembrou que o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, criou, no início de abril, um grupo de trabalho ministerial para acelerar a implantação do Gasoduto Urucu-Porto Velho, uma obra fundamental para garantir o fornecimento de energia à Região Norte.

Durante a audiência, o deputado defendeu o início das obras ao argumentar que a licença ambiental para sua construção já foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e que restam apenas "trâmites burocráticos" para resolver de uma vez por todas a viabilidade econômica do empreendimento. "Faltam poucos passos para Rondônia evoluir com o gás natural", disse.

O parlamentar lembrou que, com o agravamento da crise com o país vizinho, o gasoduto ganha ainda mais viabilidade, já que o gás será transportado por um duto de 550 quilômetros até Porto Velho para ser consumido nas termoelétricas instaladas na região.
Atualmente, na bacia de Urucu, a Petrobrás tem que queimar ou reinjetar o gás nos poços de prospecção de petróleo por não ter condições de utilizá-lo. "Isso é um grande desperdício. Enquanto países estão brigando por gasodutos nós estamos produzindo gás sem consumir", disse o deputado.

Amorim lembrou que a energia limpa produzida com a utilização do gás natural pode dar uma contribuição imediata na solução de problemas no campo ambiental, como o aquecimento global da terra alarmado pelos cientistas de todo o mundo."A utilização do gás natural é uma das formas de energia mais populares hoje em dia, que pode ajudar na manutenção da qualidade do ar e da água, especialmente quando usado em substituição a outras fontes de energia", garante.

VANTAGENS - A bacia de Urucu é a maior produtora de gás natural em terra no Brasil, com capacidade de produção diária de 9,9 milhões de metros cúbicos de gás. A construção do gasoduto, segundo Amorim, possibilita outras vantagens: novos investimentos na indústria, geração riquezas no comércio e na prestação de serviços, novos negócios, como o uso do gás nas padarias, cerâmicas, oficinas mecânicas. Além disso, os taxistas terão oportunidades de melhorar sua renda familiar utilizando um combustível mais barato que a gasolina.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)