Quinta-feira, 9 de agosto de 2007 - 16h58
O pagamento de indenizações às vítimas e feridos do denominado massacre de Corumbiara, foi cobrado hoje, as autoridades governamentais em Brasília, pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), como forma de se fazer justiça as famílias que até hoje têm vivido de esperanças. Há 12 anos, no dia nove de agosto de 95, onze pessoas nove trabalhadores rurais e dois policiais morreram durante confronto armado na desocupação da fazenda Santa Elina em Corumbiara, no cone sul de Rondônia.
O massacre de Corumbiara ganhou repercussão internacional, e a cada ano as vítimas e uma corrente de solidariedade de entidades tem protestado para que justiça seja feita. Nesse ano, ganhou mais um apoio, do deputado Amorim, que hoje determinou ao seu gabinete apoio aos manifestantes que estão em périplo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na tentativa que indenizações sejam pagas as vítimas.
Os manifestantes chegaram em dois ônibus, mas tiveram dificuldades de imediato para se instalar por conta de cercos policiais. Presto solidariedade ao mesmo tempo em que ponho gabinete e eu pessoalmente para sensibilizar o governo a pagar essas indenizações. Já passaram 12 anos, o governo já se comprometeu em resolver essa situação e as pessoas não podem ficar reféns dessa burocracia. O presidente Lula tem conhecimento desse conflito, inclusive esteve em Corumbiara, em 95, logo após a tragédia e, portanto, cremos em sua sensibilidade e seriedade de seu governo para resolver de forma rápida esse clamor de justiça, disse Amorim.
Hoje mesmo, documento relatando a situação dos manifestantes em Brasília foi enviado pelo gabinete do parlamentar aos órgãos do Governo Federal com pedido urgente de providências. O caso também foi comunicado, por telefone, pelo deputado, ao ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia.
Fonte: Yodon Guedes
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)