Quarta-feira, 16 de abril de 2008 - 16h04
Uma audiência pública para debater a atualização do Regulamento da Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), desatualizado há mais de meio século, e que inviabiliza a exportação principalmente em Rondônia, foi solicitado hoje (16) pelo deputado Ernandes Amorim (PTB), à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal.
Dessa audiência devem participar o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, representante da Secretaria de Defesa Agropecuária e os superintendentes das Delegacias Federais de Agricultura em todos os estados.
Amorim argumenta que o Risspoa já caducou foi regulamentado na década de 50 está desatualizado das novas exigências do mercado de produção de alimentos de origem animal e vegetal e do mercado exportador.
Queremos atualizá-lo e também descentralizar as análises e aprovações de projeto, repassando-as para as superintendências nos estados, pois contam com quadros gabaritados. O que ocorre hoje é que todo e qualquer projeto, obrigatoriamente, é encaminhado a Brasília, onde além de excessiva burocracia, não tem técnicos suficientes para atender a demanda, provocando atrasos e prejudicando o desenvolvimento da atividade industrial em estados como o nosso, afirma o deputado.
Segundo ele, a indústria de alimentos em Rondônia tem sido emperrada por conta da legislação arcaica, apesar de uma pecuária bem consolidada, com mais de 11 milhões de cabeças de gado, e a atualização, necessária, dará uma nova dinâmica em todo o país com procedimentos mais ágeis e condizentes com a modernidade, e a exigência do mercado interno e externo.
Em discurso no Plenário da Câmara, Amorim defendeu a necessidade de se atualizar, modernizar e descentralizar a máquina pública, pois ela é a única responsável pelo pleno desenvolvimento das nossas atividades econômicas e facilitar as atividades empresariais, dinamizar as ações burocráticas, que hoje emperram o nosso desenvolvimento.
Fonte: Yodon Guedes
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a primeira reunião para organizar a participação do Poder Legislativo na 13ª edição da Rondôn

Nota de Repudio à falta de decoro da vereadora Sofia Andrade
O Coletivo Estadual das Mulheres do PT em Rondônia, vem a público repudiar veementemente a fala da vereadora Sofia Andrade de Porto Velho, através d

A tão aguardada torre de telefonia 5G do distrito de Extrema, em Porto Velho (RO), já está oficialmente em funcionamento. A ativação do sinal repres

Um investimento de R$ 2.582.000,00 já foi oficialmente empenhado pelo Governo de Rondônia para a aquisição de um ônibus semi-leito, que será utiliza
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)