Quarta-feira, 4 de julho de 2007 - 15h38
A inclusão de uma medida constitucional que vede definitivamente a escolha antecipada da Mesa Diretora do Poder Legislativo foi defendida hoje (04), pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), durante discussão, no plenário da Câmara, sobre a reforma política.
Sua argumentação, teve como base a escolha antecipada da Mesa Diretora da Assembléia de Rondônia (biênio 2009/2010) feita recentemente e, tida pelo parlamentar, como expediente antidemocrático e imoral, no momento em que a sociedade cobra o melhoramento das instituições e o amadurecimento da democracia.
Rondônia se vê mais uma vez mergulhado em escândalos. O que me constrange é que esse escândalo é promovido por 19 deputados estaduais da base governamental,que promoveram uma estapafúrdia reeleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa,decorrido apenas pouco mais de quatro meses, para um período de dois anos, e agora já para o biênio 2009/2010, disse o deputado.
Segundo ele, a eleição, além de imoral, é antidemocrática, pois cerceia os direitos dos demais partidos, de concorrerem à próxima eleição da mesa, a exemplo de seu partido, o PTB.
Amorim apelou a seus pares para por fim a antecipação da escolha da Mesa, pois, segundo o próprio, os maus exemplos têm sido imitados em todos os níveis. Se não dermos um fim nessa excrescência, daqui a pouco as Assembléias e Câmara de Vereadores em todo país estarão promovendo eleições idênticas.
Amorim lembrou que o eleitor o tem questionado: Qual é o objetivo dessa eleição ? A quem ela vai atender?Quanto custou ?, para arrematar: E mais uma vez , quem vai pagar a conta é a população.
Fonte: Yodon Guedes
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)