Sexta-feira, 28 de setembro de 2007 - 17h11
O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) ameaçou apresentar um projeto substitutivo, nos próximos dias, durante discurso na tribuna da Câmara, caso o que tramita no Congresso Nacional sobre o Estatuto do Garimpeiro, mantenha o texto atual relatado pelo deputado Arnaldo Jardim.
Esse estatuto a nosso juízo, nada tem a ver com o garimpeiro, ele trata exclusivamente da atividade comercial da garimpagem. Estou preparando um substitutivo, pois ele não atende os anseios da classe, os verdadeiros garimpeiros não aceitam esse projeto, ele é ruim, é um Frankstein, que nos assusta e nos causa perplexidade, pela insensibilidade e descaso com o trabalhador, justifica o parlamentar.
Amorim defende a regulamentação de lei específica reconhecendo o direito do garimpeiro trabalhar, como era previsto no Decreto-Lei nº 227, de 28 de Fevereiro de 1967, alterado em 89, e que só beneficia, segundo ele, empresas mineradoras; e do artigo 174 da Constituição Federal. Sem esses dispositivos, ressalta, cerca de 600 mil trabalhadores que vivem da atividade garimpeira no país, continuarão na clandestinidade.
Quero chamar a atenção dos trabalhadores brasileiros da garimpagem, dos meus colegas da Comissão de Minas e Energia e, em especial, do ilustre deputado Arnaldo Jardim. Onde está o homem nesse projeto de lei? Ele é simplesmente ignorado, o artigo 11 diz: fica assegurado o registro de garimpagem nas carteiras expedidas pelas cooperativas de garimpeiros. O que não significa absolutamente nada em termos de direitos e segurança do trabalhador, reclama Amorim.
Para ele, o que o garimpeiro precisa e isso tem que ficar claro no projeto - é de um amparo previdenciário, garantia para sua família de que terá uma aposentadoria, e na sua falta, a esposa e filhos terão o mínimo para sobreviver.
Volto chamar a atenção, que a minha preocupação central é o homem, o trabalhador, que está trabalhando na informalidade e suas famílias desamparadas, disse Amorim.
Fonte: Yodon Guedes
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató
Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste
A cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, acaba de ser palco da primeira pesquisa de intenção de voto conduzida pela Data Continental, focando n
Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e
Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB
Com atuação firme na saúde pública, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue investindo em Rondônia com emendas e projetos que fortal