Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Amazon Sat inaugura nova programação


CHICO ARAÚJO (Agência amazônia)

BRASÍLIA – O Amazon Sat, canal temático da Rede Amazônica de Televisão, ganhou novos equipamentos e sede nova. Com a modernização, o canal também inaugura nova fase. "Nossa
proposta é buscar e transmitir conteúdo com melhor qualidade de imagem e som", explica Cláudia Daou, diretora-administrativa da Rede Amazônica.  

O novo espaço do Amazon Sat teve investimentos de R$ 350 mil. Desse total, R$ 200 mil aplicados na compra e organização do imóvel. O restante foi utilizado aquisição de novas tecnologias de ponta: câmeras, ilhas e programas de edição.  

Cláudia e o gerente de produção, Ricardo César, garantem que o investimento vai tornar a emissora ainda mais interativa. Aliás, segundo César, a interação com o telespectador é hoje o grande diferencial da Rede Amazônia e do Amazon Sat, em particular. 

Hoje, o Amazon Sat já está com programas e sites interativos. Por meios desses canais os telespectadores podem tirar dúvidas com a equipe de produção, obter mais informações e o que mais importantes: participar da produção dos programas, enviando vídeos e sugestões. 

Vídeos pelo celular

A proposta de TV interativa começou dia 15 de julho, quando os programas Sabores da Amazônia, Estação Turismo e Pesca Amazônia iniciaram com este formato. "O telespectador pode entrar na página do programa na internet e ver receitas, saber mais sobre a região e até escolher qual a reprise da semana", conta César.

Até outubro, os programas Viagens pela Amazônia e Planeta Amazônia também adotarão o formato interativo. Tudo dependerá da conclusão dos sites desses programas. Outra novidade: a partir de setembro, o telespectador da Rede Amazônia poderá enviar vídeo pelo celular.  A novidade conta com o suporte técnico de uma empresa de Curitiba (PR), contratada pela Rede Amazônica de Televisão.


Novas atrações no ar

O Amazon Sat tem hoje 36 atrações na sua grade de programação fixa. Mas o número de programas vai aumentar nessa nova fase. Depois dos cinco programas - Trajetória, AD&D, Família Hoje e Sempre, Ervas e Plantas Medicinais e Amazônia - Encantos e Desencantos - que entraram no ar entre julho e agosto, o Amazon Sat vai inaugurar outros quatro a partir de setembro.

Entre os novos programas, previstos para entrarem em operação ainda em 2006, está o Amazon Shop (programa de vendas de produtos da região Amazônica), Pólo Industrial, o Homem da Floresta, ambos com nomes provisórios, um programa de games e O Sat é Show. Este último será um programa de auditório. O programa Pólo Industrial abordará o desempenho econômico e produção industrial do Amazonas, enquanto O Homem da Floresta tratará das questões de cidadania, qualidade de vida, auto-estima e socialização dos idosos da Amazônia.

"Com as tecnologias mais modernas, entre os novos equipamentos, o tempo de trabalho ficou mais ágil e a produção mais dinâmica", ressalta diretora jornalismo do Amazon Sat, Junha Januária. 

Outra novidade do Amazon Sat é o Tape Less: um  sistema que dispensa o uso de fitas. O sistema permite a gravação das imagens diretamente no HD de um micro e, a partir dele, distribuí-las a todos os computadores da rede local. Esse recurso permite ao telejornalismo fazer uma pré-edição do material, reduzindo pela metade o tempo da edição dos programas.

A matéria acima foi produzida com informações pelo Portal da Amazônia. A Agência Amazônia de Notícias assinou no início deste mês parceria comercial com o Portal da Amazônia. O contrato dá à Agência o direito  de uso dos conteúdos do portal. 

Mais Sobre Política

TRANSPOSIÇÃO: Decreto abrirá prazo para servidores da administração indireta, aposentados e pensionistas

TRANSPOSIÇÃO: Decreto abrirá prazo para servidores da administração indireta, aposentados e pensionistas

Um novo decreto abrirá prazo para que servidores da administração indireta, aposentados e pensionistas de Rondônia peçam o reenquadramento para o qu

Léo Moraes afirma que texto da transposição dos servidores de RO será enviado à Casa Civil na próxima semana

Léo Moraes afirma que texto da transposição dos servidores de RO será enviado à Casa Civil na próxima semana

O decreto da transposição dos servidores do estado de Rondônia sairá do Ministério da Economia na próxima semana. A diretora Departamento de Legislaç

Acir Gurgacz solicita prorrogação de prazo para municípios elaborarem plano de mobilidade urbana

Acir Gurgacz solicita prorrogação de prazo para municípios elaborarem plano de mobilidade urbana

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da Subcomissão Temporária sobre Mobilidade Urbana, solicitou nesta terça-feira, 16/04, a prorrogação do

Deputado Laerte Gomes apresenta demandas ao ministro Sérgio Moro, durante lançamento do Pacote de Combate à Corrupção

Deputado Laerte Gomes apresenta demandas ao ministro Sérgio Moro, durante lançamento do Pacote de Combate à Corrupção

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) participou do lançamento do Pacote Estadual de Medidas de Controle, Prevenção e Combate