Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amazon Sat inaugura nova programação


CHICO ARAÚJO (Agência amazônia)

BRASÍLIA – O Amazon Sat, canal temático da Rede Amazônica de Televisão, ganhou novos equipamentos e sede nova. Com a modernização, o canal também inaugura nova fase. "Nossa
proposta é buscar e transmitir conteúdo com melhor qualidade de imagem e som", explica Cláudia Daou, diretora-administrativa da Rede Amazônica.  

O novo espaço do Amazon Sat teve investimentos de R$ 350 mil. Desse total, R$ 200 mil aplicados na compra e organização do imóvel. O restante foi utilizado aquisição de novas tecnologias de ponta: câmeras, ilhas e programas de edição.  

Cláudia e o gerente de produção, Ricardo César, garantem que o investimento vai tornar a emissora ainda mais interativa. Aliás, segundo César, a interação com o telespectador é hoje o grande diferencial da Rede Amazônia e do Amazon Sat, em particular. 

Hoje, o Amazon Sat já está com programas e sites interativos. Por meios desses canais os telespectadores podem tirar dúvidas com a equipe de produção, obter mais informações e o que mais importantes: participar da produção dos programas, enviando vídeos e sugestões. 

Vídeos pelo celular

A proposta de TV interativa começou dia 15 de julho, quando os programas Sabores da Amazônia, Estação Turismo e Pesca Amazônia iniciaram com este formato. "O telespectador pode entrar na página do programa na internet e ver receitas, saber mais sobre a região e até escolher qual a reprise da semana", conta César.

Até outubro, os programas Viagens pela Amazônia e Planeta Amazônia também adotarão o formato interativo. Tudo dependerá da conclusão dos sites desses programas. Outra novidade: a partir de setembro, o telespectador da Rede Amazônia poderá enviar vídeo pelo celular.  A novidade conta com o suporte técnico de uma empresa de Curitiba (PR), contratada pela Rede Amazônica de Televisão.


Novas atrações no ar

O Amazon Sat tem hoje 36 atrações na sua grade de programação fixa. Mas o número de programas vai aumentar nessa nova fase. Depois dos cinco programas - Trajetória, AD&D, Família Hoje e Sempre, Ervas e Plantas Medicinais e Amazônia - Encantos e Desencantos - que entraram no ar entre julho e agosto, o Amazon Sat vai inaugurar outros quatro a partir de setembro.

Entre os novos programas, previstos para entrarem em operação ainda em 2006, está o Amazon Shop (programa de vendas de produtos da região Amazônica), Pólo Industrial, o Homem da Floresta, ambos com nomes provisórios, um programa de games e O Sat é Show. Este último será um programa de auditório. O programa Pólo Industrial abordará o desempenho econômico e produção industrial do Amazonas, enquanto O Homem da Floresta tratará das questões de cidadania, qualidade de vida, auto-estima e socialização dos idosos da Amazônia.

"Com as tecnologias mais modernas, entre os novos equipamentos, o tempo de trabalho ficou mais ágil e a produção mais dinâmica", ressalta diretora jornalismo do Amazon Sat, Junha Januária. 

Outra novidade do Amazon Sat é o Tape Less: um  sistema que dispensa o uso de fitas. O sistema permite a gravação das imagens diretamente no HD de um micro e, a partir dele, distribuí-las a todos os computadores da rede local. Esse recurso permite ao telejornalismo fazer uma pré-edição do material, reduzindo pela metade o tempo da edição dos programas.

A matéria acima foi produzida com informações pelo Portal da Amazônia. A Agência Amazônia de Notícias assinou no início deste mês parceria comercial com o Portal da Amazônia. O contrato dá à Agência o direito  de uso dos conteúdos do portal. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)