Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alunos do ensino médio atuarão como fiscais nas eleições deste ano



O Programa Eleitor do Futuro do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia está dando andamento na programação do Projeto Patrulha Eleitoral.

O Projeto objetiva o engajamento de alunos do ensino médio, de escolas públicas e particulares, na fiscalização de condutas praticadas, pelos candidatos, durante as suas campanhas eleitorais. Para este ano, tem-se uma estimativa inicial de 142 (cento e quarenta e dois) participantes.

A cerimônia de lançamento está prevista para o mês de julho/2008, antes do início da propaganda eleitoral, e contará com a presença dos estudantes e demais autoridades locais.

Da mesma forma que nas eleições passadas, o Programa Eleitor do Futuro, no intuito de subsidiar a ação dos patrulheiros, disponibilizará, aos estudantes, treinamento específico, bem como uma apostila contendo as principais informações sobre participação política, propaganda eleitoral e condutas vedadas aos agentes públicos.

Esse treinamento será realizado no auditório do TRE-RO, nos dias 21 e 28/6/2008 (sábado), das 14h às 18h.

No dia 21/6, serão repassadas informações essenciais sobre Democracia, República, formas de participação política, entre outros pontos voltados para a consciência política.

Já no dia 28/6, serão discutidas questões sobre propaganda eleitoral, suas regras e proibições, bem assim sobre condutas vedadas aos agentes públicos em campanha eleitoral.

Além dos estudantes convocados para participar do treinamento, também estão convidados servidores do Tribunal e demais interessados que queiram interar-se sobre participação política e propaganda eleitoral.

O PROJETO

O Projeto Patrulha Eleitoral iniciou suas atividades em 2006 e contou, na época, com a participação de centenas de estudantes da Capital. Dessa importante atuação, inúmeras denúncias foram realizadas à Central de Atendimento da Justiça Eleitoral, recebendo especial atenção pelos atendentes, uma vez que advinham de jovens treinados, conscientes e dispostos a impedir fraudes no pleito.

O material didático a ser utilizado durante o treinamento, bem como as demais informações relativas ao Projeto Patrulha Eleitoral, encontram-se disponíveis na página da intranet e internet do Tribunal (www.tre-ro.gov.br), no link: Programa Eleitor do Futuro.

Fonte: Ascom TRE-RO/Edirlei Barboza Pereira de Souza

 

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Dois deputados estaduais de Rondônia recebem R$ 131.625,00 em diárias para viagem ao Japão

Dois deputados estaduais de Rondônia recebem R$ 131.625,00 em diárias para viagem ao Japão

Sob a gestão do presidente Marcelo Cruz (PRTB), a Assembleia Legislativa de Rondônia tem sido palco de elevados gastos com diárias e passagens aérea

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)