Segunda-feira, 19 de março de 2012 - 10h08
Em apenas nove dias de aula, os alunos do Ateliê municipal de Costura, Rosalina Carvalho, na zona Sul da cidade, mostram a habilidade na arte do corte e costura. Eles aprenderam a tirar as medidas de diversos modelos de saias, a exemplos das tradicionais evasês com pence, e sem pence. O serviço oferecido pela prefeitura, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), além de gratuito, tem o certificado de qualificação profissional e os alunos saem encaminhados para o mercado de trabalho.
A instrutora, Elizabeth Theodoro da Silva, conta que a turma obteve um desempenho muito bom e que o cronograma de estudos está adiantado. “Estamos trabalhando bem, os alunos são dedicados e a aula corre em um clima muito descontraído. Em breve teremos roupas lindas para mostrar”, explica.
Priscila Costa Nogueira, 28, não vê a hora de começar a trabalhar com os tecidos. “Eu sempre tive vontade de aprender a costurar e ter uma renda para ajudar minha família. Agora estamos aprendendo a fazer os moldes das saias e depois vamos trabalhar nos tecidos, cortando e costurando. Estou ansiosa para ver minha primeira peça de roupa pronta”, disse.
Erivan Beleza, 37, é o único homem desta turma. “Estou achando ótimo o curso. Eu já sabia o básico, mais agora estou me aperfeiçoando. E esta oportunidade vai ser o pontapé inicial para eu montar um ateliê”, explica.
Luzia Braz, de 34 anos, estava concentrada fazendo os cálculos de uma blusa. “As aulas estão bem informativas e dinâmicas. Não sabia que precisava de matemática para costurar uma blusa. Tem que ter a altura da cava, medidas do tórax, busto entre outras”, conta.
Encaminhamento
Ao término do curso os alunos vão poder optar entre o mercado formal, montar o próprio negócio e ser encaminhado para o mercado de trabalho através do Sine municipal. Além disso, a Semdestur vai trabalhar com os participantes o empreendedorismo e cooperativismo, incentivando a formação de uma cooperativa de costureiras.
Fonte Rebeca Barca
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá
A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon
Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep
Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de lançamento do Projeto Terra Fértil, realizada no Centro de Convençõe