Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alero inaugura estande na Rondônia Rural Show Internacional

Feira do agronegócio foi aberta nesta segunda-feira (20).


Solenidade contou com a participação de autoridades no estande da Assembleia (Foto: Antônio Lucas) - Gente de Opinião
Solenidade contou com a participação de autoridades no estande da Assembleia (Foto: Antônio Lucas)

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou na tarde desta segunda-feira (20) seu estande na 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. O evento vai até o próximo sábado (25) no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. 

Realizada anualmente, a Rondônia Rural Show Internacional é uma feira de negócios que tem proporcionado o encontro de produtores rurais interessados em boas práticas no agronegócio sustentável, estudantes em busca de capacitação no nicho de mercado vinculado ao agro, autoridades nacionais, representantes de embaixadas e comitivas com empresários interessados em participar de oportunidades de negócios. 

Inicialmente, o presidente da Assembleia de Deus em Ji-Paraná, pastor Sadraque Muniz, fez uma oração aos presentes e, em seguida, destacou o compromisso dos deputados estaduais em prol da agricultura familiar. “É um instante importante para o nosso estado e em que nos reunimos para divulgar tudo de bom que tem sido feito em prol da agricultura familiar. Estamos reunidos nesta feira para cada um apresentar o que tem descoberto para esta área econômica que é o agronegócio. Os deputados tem se dedicado para produzir leis que possam atender os anseios e tornar a vida da nossa população melhor”, frisou. 

O presidente da Alero, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) abriu a solenidade dando boas-vindas aos presentes. “Essa é nossa assembleia itinerante que teremos ao longo da semana com uma programação diversificada para atender a população com cursos e palestras. Nós, deputados estaduais, somos apaixonados pelo homem do campo, temos investimentos e vamos continuar impulsionando tudo isso em favor da nossa agricultura”, valorizou. 

Para o 1º Secretário da Alero, deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), é essencial essa conexão entre a Casa de Leis e a agricultura familiar rondoniense na maior feira agropecuária da região Norte. “Temos que valorizar os homens e mulheres de mãos calejadas que acordam cedo para poder fazer o nosso estado crescer. Termos nosso estande na Rondônia Rural Show faz com que possamos estar próximos do produtor rural, ouvir suas demandas e que possamos apoiar o homem do campo por meio de políticas públicas, pois juntos sempre seremos mais fortes”, frisou.

Deputado Marcelo Cruz abriu a solenidade no Centro Tecnológico Vandeci Rack (Foto: Antônio Lucas) - Gente de Opinião
Deputado Marcelo Cruz abriu a solenidade no Centro Tecnológico Vandeci Rack (Foto: Antônio Lucas)

O presidente do Tribunal do Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, manifestou a gratidão por ter sido convidado a participar da inauguração do estande da Alero. “Os Poderes existem e devem atuar de forma harmônica pelo crescimento do estado de Rondônia. Nós estamos cumprindo exatamente com o que diz a Constituição Federal”, afirmou. 

O deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) exaltou a luta do trabalhador rural. “Estamos aqui para homenagear os produtores rurais, pois eles enfrentam os ambientalistas e superam diversos desafios econômicos. E esta Casa aprovou, recentemente, um projeto para coibir benefício a qualquer invasor de terra, pois terão que aprender a respeitar a cerca”, declarou. 

Representando o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), promotor de Justiça Marcos Valério Tessila, ressaltou a importância do Rondônia Rural Show Internacional para o estado. “Esse espaço para o Ministério Público é um momento de convergência de ideias e perspectivas de futuro. Também buscamos exercer a cidadania e explorar um debate saudável de ideias no ambiente voltado ao agronegócio”, disse. 

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) valorizou a trajetória da Rondônia Rural Show Internacional ao longo do tempo. “Essa feira começou grande e num aspecto de progressão pois quando ela iniciou pensando na agricultura familiar de Rondônia. Hoje nos enche de orgulho atingirmos esse patamar, sendo não só um espaço de exposição mais sim também de tecnologias e de aprimoramento ao trabalho desenvolvido em nosso estado. A gente precisa de ter um equilíbrio social entre campo e cidade para que possamos viver tranquilamente e fazer debates importantes”, citou. 

O defensor público geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), Victor Hugo de Souza Lima, ressaltou o trabalho desempenhado pela Casa de Leis. “Parabenizo a Assembleia por esse trabalho que é feito em favor dos pequenos e médios produtores rurais”, resumiu. 

O deputado estadual Luís do Hospital (MDB) valorizou o crescimento da feira agropecuária. “É muito importante trazer a Casa de Leis para Ji-Paraná para promover esse debate junto aos produtores rurais”, frisou. 

O corregedor-geral do MPRO, desembargador Gilberto Barbosa, defendeu a atuação da Assembleia Legislativa na maior feira do agronegócio da região Norte. “A importância e o simbolismo dessa reunião da Casa do Povo é essencial com os homens e mulheres do agronegócio. Isso é um exercício de cidadania, pois, dessa forma, estabelecemos a união dos Poderes. O futuro do nosso estado passa também por nossos gabinetes”, disse. 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), Márcio Nogueira, valorizou o trabalho desempenhado pelo presidente Marcelo Cruz a frente da Assembleia. “Presidente Marcelo, você tem feito um trabalho relevante e a Assembleia tem estado mais próxima da nossa população. Hoje, o diálogo se tornou fácil com a Casa do Povo, pois é uma presidência harmônica, do diálogo e da palavra. Isso faz toda diferença e me sinto orgulhoso por acompanhar todo esse andamento”, afirmou. 

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Laerte Gomes (PSD), destacou a estrutura disponibilizada pela Assembleia para atender a população. “Ela está cada vez melhor e ampla. Vamos ter uma ampla programação, com palestras, cursos e culminando com nossa sessão. Essa Casa tem sido uma grande parceira do governo e tem trabalhado lado a lado com o governo do Estado para atender em diversos setores. É um respeito, uma harmonia e isso faz o estado de Rondônia desenvolver, ser respeitado e crescer”, disse. 

O vice-governador Sérgio Gonçalves frisou a importância do desenvolvimento econômico em Rondônia. “Os deputados conhecem a realidade e sabem como é importante esse diálogo do Legislativo com o Executivo. O diálogo, a proximidade para que possamos estar ouvindo cada cidadão e como é essencial ouvir cada deputado para a formulação de políticas públicas”, afirmou. 

A secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Rocha, citou o momento importante com a realização da Rondônia Rural Show Internacional. “A Assembleia trará pautas essenciais para que nossa população seja assistida. É bom essa transferência de sede para que os deputados possam acompanhar as demandas da nossa população. Nós entendemos o quanto é necessário que uma lei se torne atuante para que as ações possam ser alcançadas”, frisou. 

Em seguida, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), valorizou o trabalho desempenhado pelos deputados estaduais, que contribuem com o crescimento e desenvolvimento do Estado. “Todos os projetos aprovados na Assembleia Legislativa tem feito a diferença no nosso estado. Agradeço ao presidente Marcelo Cruz juntamente com os demais deputados pelo trabalho feito por todos vocês (deputados estaduais), pois a Rondônia Rural Show existe por conta da parceria existente entre Governo do Estado e Assembleia Legislativa. E tudo isso acontece porque estamos trabalhando em conjunto e em harmonia”, destacou.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dois deputados estaduais de Rondônia recebem R$ 131.625,00 em diárias para viagem ao Japão

Dois deputados estaduais de Rondônia recebem R$ 131.625,00 em diárias para viagem ao Japão

Sob a gestão do presidente Marcelo Cruz (PRTB), a Assembleia Legislativa de Rondônia tem sido palco de elevados gastos com diárias e passagens aérea

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)