Quinta-feira, 1 de maio de 2014 - 09h05
Marcando as comemorações ao Dia do Escoteiro, comemorado no último dia 23, a Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quarta-feira (30) sessão solene proposta pelo deputado estadual Ribamar Araújo (PT).
A solenidade teve início com uma oração da escoteira Odete Almeida. Com a presença de representantes do Escotismo em Rondônia, da Base Aérea e da Polícia Rodoviária Federal, a sessão solene marcou ainda entrega de certificados aos escoteiros.
“Um movimento com mais de um século de existência e mesmo com todas as transformações que o mundo passou, mostra que o Escotismo tem bases e alicerces muito firmes e tem na sua filosofia a proteção e educação aos jovens e crianças, fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e melhor”, destacou o deputado Ribamar, que recebeu um lenço escoteiro.
Segundo Ribamar Araújo, “vivemos nós num país onde praticamente todos os caminhos levam o cidadão para o lado do mal e oferecer um caminho alternativo, do bem, se faz necessário. E o Escotismo é esse caminho do bem e merece o nosso reconhecimento”.
O Movimento Escoteiro foi criado em 1907, pelo inglês Robert Baden Powell, chegando ao Brasil no ano seguinte. O diretor do Grupo Escoteiro 1º de maio, Antônio Eler dos Santos, informou que existem mais de 30 milhões de escoteiros no mundo e 70 mil associados no Brasil. “Em Rondônia tem três grupos atuantes formando cidadãos ativos e participativos em prol da comunidade. O movimento escoteiro continua crescendo porque sua motivação é a de dar aos jovens perspectivas para construir seu próprio futuro. O potencial é maior quando trabalhamos em parceria, por isso contamos com o apoio dos empresários e do Poder Público”, destacou.
O deputado Adelino Follador (DEM) parabenizou Ribamar Araújo pela iniciativa desta homenagem. Lamentou o fato do Grupo de Escoteiros Canaã de Ariquemes não poder vir à cerimônia, mas enalteceu o trabalho desenvolvido por eles, que atendem em média 70 crianças por ano. Destacou o trabalho desenvolvido pela fundadora, Marly Raposo, já falecida. Devido a este trabalho, o grupo recebeu o título de Utilidade Pública, proposto pelo parlamentar. “Estamos à disposição para contribuir com uma causa tão importante”, ressaltou o parlamentar, que também recebeu um lenço escoteiro.
A presidente do 10º Grupo Escoteiro do Ar Belmont, Taini Calera falou que os escoteiros de Rondônia se sentem honrados com a homenagem, salientando sobre o homem e a mulher que pretendem entregar à sociedade. “Queremos que sejam retos de caráter, limpos de pensamento, autênticos em sua forma de agir, leais e dignos de confiança. Um homem e mulher que sejam capazes de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, ter uma vida e trabalhos honrados, sendo leais a seu país e construtores da paz”, frisou.
O chefe dos Escoteiros Grupo Catalina, Marcondes Paes disse que o movimento é voltado para as crianças. “Mas me apresento como exemplo. Em 1989, era alcóolatra e conheci este grupo que transformou minha vida, sendo que eu não conhecia a Deus. Entrei como primeiro escoteiro e fiquei à frente do Grupo por 14 anos e tive a oportunidade de plantar sementes, onde hoje colho frutos. Tenho escoteiros que hoje são militares, professores e advogados que são conscientes de seu papel na sociedade”, observou.
“É importante o trabalho do escotismo, que educa para a liberdade e busca desenvolver em cada um a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. E, acima de tudo, fortalece nos jovens uma escala de valores que ele levará consigo para toda a vida”, acrescentou.
Fonte: Eranildo Costa Luna, Carlos Neves e Liliane Oliveira
Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc