Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE homenageará 100 anos da imigração japonesa no Brasil


 

RIBAMAR ARAÚJO REQUER SESSÃO SOLENE PARA ASSEMBLÉIA COMEMORAR OS 100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

No ano de 2008, vamos comemorar, aqui no Brasil, 100 anos da imigração japonesa. Foi em 18 de junho de 1908 que chegou ao porto de Santos, Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte desses imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão. Eles vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do Estado de São Paulo.

Com essa justificativa, o deputado Ribamar Araújo (PT) requereu à Assembléia Legislativa de Rondônia a realização de uma sessão solene, no dia 18 do próximo mês de junho, para comemorar os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Falta apenas a definição do horário para a homenagem.

Ribamar Araújo esclareceu que no começo da imigração foi muito difícil para os japoneses. Eles se depararam com dificuldades diversas. A língua diferente, os costumes, a religião, o clima, a alimentação e até o preconceito tornaram-se barreiras para a integração dos nipônicos no Brasil. Muitos tentaram retornar ao país de origem, mas foram impedidos pelos fazendeiros. “Eles venceram esses problemas e prosperaram, obtendo grande sucesso”.

Atualmente, segundo o deputado petista, o Brasil é o país com maior quantidade de japoneses fora do Japão. Plenamente integrados à cultura brasileira, eles contribuem com o crescimento econômico e desenvolvimento cultural do país. “Os japoneses trouxeram com a vontade de trabalhar sua arte, costumes, língua, crença e conhecimentos que contribuíram muito para o desenvolvimento do nosso Brasil”, comentou Ribamar Araújo, ao assegurar que a homenagem ao povo japonês é mais do que justa e que a Assembléia Legislativa reconhece o grande trabalho desenvolvido por eles em terras brasileiras. E que, em Rondônia, existem inúmeros japoneses ilustres e trabalhadores. 
 
Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)