Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE firma cooperação com o TRE, cedendo servidores para o recadastramento biométrico


 
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Valter Araújo (PTB), e a desembargadora Zelite Andrade Carneiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), assinaram na tarde desta quarta-feira (3) um termo de cooperação, que assegura a cedência por parte da Assembleia, de 22 servidores para colaborarem no processo de recadastramento eleitoral biométrico da capital.

A solenidade de assinatura foi no gabinete da Presidência da Casa. “A Assembleia está contribuindo para que o Tribunal possa desempenhar as suas funções com mais condições e qualidade, permitindo que o cidadão tenha mais facilidade em fazer o seu recadastramento e ter assegurado o seu direito de exercer a sua cidadania, através do voto”, destacou Valter Araújo.

Os 22 servidores lotados na primeira secretaria do Legislativo se integram aos demais servidores do TRE que já atuam nesse processo de recadastramento biométrico. “Se precisar de mais servidores, a Assembleia vai disponibilizar ao Tribunal para o bom andamento dos trabalhos”.

Zelite Carneiro destacou que o “recadastramento está de vento em popa e agora, com o reforço de servidores cedidos pela Assembleia, vai melhorar ainda mais”.

A desembargadora agradeceu a colaboração do presidente do Legislativo e dos demais deputados. “Um trabalho em prol da sociedade rondoniense e da cidadania”, destacou.

Valter salientou que “a situação mais difícil é na área rural, onde os eleitores precisam de apoio para fazer o recadastramento, em razão das distâncias. O reforço de servidores vai ajudar também nesse maior contato com os cidadãos”.
 

O recadastramento biométrico

O recadastramento biométrico dos eleitores de Porto Velho foi iniciado no dia 2 de maio deste ano e fechou em julho último com 41.348 atendimentos, número que corresponde a aproximadamente 15% do eleitorado da Capital.

A procura pelo serviço vem aumentando dia a dia, fato que é comprovado pelos números. Durante o mês de maio (primeiro mês de operação) foram atendidos 7.125 eleitores, em junho foram contabilizados 15.673 atendimentos. No mês de julho (terceiro mês de atendimento), a Justiça Eleitoral registrou a maior quantidade de atendimentos até o momento, foram 18.550 eleitores recadastrados.

O objetivo do TRE-RO é recadastrar 280.000 eleitores até o dia 30 de março de 2012, data em que todo o eleitorado da Capital deverá estar com seus cadastros atualizados e respectivos dados biométricos coletados. A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores não deixem para a última hora, evitando filas e transtornos. O tempo de atendimento estimado para cada eleitor é de apenas 10 minutos e a ação é gratuita.

Além da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada na Rua Jaci Paraná, s/n, Bairro Baixa União (Prédio anexo ao TRE), o recadastramento também está sendo realizado no Shopping Cidadão, das 8 horas às 18 horas. Para o recadastramento, o eleitor deverá apresentar um documento de identificação pessoal e um comprovante de residência atual, ambos com original e cópia.

Fonte: ALE/RO – DECOM
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)