Quinta-feira, 14 de junho de 2012 - 06h05
A Assembleia Legislativa realiza na manhã desta quinta-feira (14) no plenário da Casa de Leis, a partir das 9 horas da manhã, sessão solene para entrega de títulos de honra ao mérito a várias pessoas da sociedade rondoniense.
O Projeto de Decreto Legislativo que concede título honorífico
a personalidades de Rondônia é de autoria do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) e foi apresentado no plenário das deliberações semana passada e aprovado por unanimidade dos parlamentares vai homenagear Júlio César Rios Júnior, Antônio Francelino dos Santos e Luis Carlos de Almeida Hora. Além desses, Antonio Calixto da Silva, Anysio Gorayeb Filho e Valdemar Camata também irão receber o título de cidadão honorário do estado de Rondônia.
De acordo com a propositura, cidadãos que contribuem de maneira significativa e relevante para o fortalecimento da cidadania, segurança pública do Estado e desenvolvimento da capital rondoniense merecem ser reconhecidos e homenageados. Jesualdo Pires justifica que essas pessoas prestaram relevantes serviços à sociedade rondoniense e que por isso a Assembleia Legislativa vai conceder o título. “Essa homenagem consiste em um título de virtude dado a pessoas ou organizações que atingiram o reconhecimento público das suas atividades. Este reconhecimento surge, muitas vezes, de uma postura ética para com a sociedade, ou a um grupo relevante desta”, enfatizou.
Homenageados
Júlio César Rios Júnior, natural de Itarema-CE, graduado em Bacharel em Direito na Universidade Luterana – Ulbra, agrega diversos conhecimentos em questões públicas decorrentes de inúmeros cursos de formação, pós-graduado em direito processual civil e especialista em diversas áreas, contribuindo assim não só na gestão pública, mas também na formação de pretendentes no mesmo seguimento, além de posterior curso de formação de delegados, posto que lhe possibilitou a ampliação de atuação em prol do benefício social da população.
Antônio Francelino dos Santos é natural de Uberaba/MG, graduado em bacharel de direto pela Uniub/MG, exerceu cargo na PM/MG, atuou como delegado de polícia regional no Estado do Mato Grosso, ingressou no ano de 1984 na polícia civil do Estado de Rondônia assumindo o cargo de delegado de polícia. Em 1985 assumiu o cargo de 1º diretor geral da Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro, Colônia Penal Agrícola Penal,Casa do Albergado de Cacoal, antiga penitenciária do KM 05 da cidade de Ji-Paraná. Em 1992 ingressou na Defensoria Pública do Estado com atuação na defesa das pessoas pobres no sentido legal da lei, destacando-se pelo brilhante trabalho desenvolvido no exercício de suas funções, assumindo no ano de 2005 o cargo de Defensor Público Geral do Estado de Rondônia, posto este, que lhe possibilitou a ampliação de sua atuação em prol do benefício social da população do Estado de Rondônia.
Já Luis Carlos de Almeida Hora é bacharel em direito pelas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente/SP, vem agregando notáveis conhecimentos em políticas públicas decorrentes de inúmeros cursos de formação, sendo pós-graduado em nível “lato sensu” de Gestão da Segurança na Sociedade Democrática, Função Social e Prática do Direito, Metodologia do Ensino Superior, Ciências Criminais, além de curso de formação de Delegado de Policia Civil, sobressaindo-se no exercício de todas suas funções. Atuando em diversos órgãos de segurança pública, destacou-se em todas as funções, esclarecendo diversos casos, em especial da Delegacia de Investigações Gerais, atuando preferencialmente em crimes contra a vida, sendo, agraciado em várias ocasiões com elogios e homenagens pelos excelentes resultados nos casos em que atuou com dedicação ao serviço e senso de responsabilidade.
Fonte: ALE/RO
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)