Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

ALE entrega título de cidadão honorário ao Procurador Federal Reginaldo Trindade


ALE entrega título de cidadão honorário ao Procurador Federal Reginaldo Trindade - Gente de Opinião

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na manhã desta quarta-feira (18), durante sessão solene, no salão nobre da Casa de Leis, a entrega do título honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia ao procurador federal Reginaldo Trindade. O projeto de Decreto Legislativo de nº 141/13, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), reconhece o procurador como um excelente profissional e destaca seu papel como cidadão no combate à corrupção e improbidade administrativa na região.

O evento contou com presença de amigos e familiares do homenageado e também dos deputados estaduais Ribamar Araújo (PT), Cláudio Carvalho (PT) e Hermínio Coelho.

Antes de discursar foi lido o currículo do homenageado Reginaldo Trindade que iniciou a sua vida profissional em Porto Velho.  Foi office-boy, bancário e estagiário tanto do Ministério Público Estadual quanto do Federal. Formado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, é pós-graduado em Direito Constitucional também pela UNIR e coautor do livro intitulado: “Questões Práticas Sobre Improbidade Administrativa”. Sua moral ganhou destaque por ser o responsável pelo sucesso em várias ações cíveis e criminais, que resultou na cassação de mandatos e demissões de pessoas do serviço público.

...Trindade frisou que a corrupção é um câncer que corrói as instituições, sangra os cofres públicos e piora a vida das pessoas, o que faz crer que ninguém presta e que todos são desonestos

Durante pronunciamento Reginaldo Trindade lembrou a juventude e do esforço em concluir o curso de Direito na Unir. Falou que sempre gostou de acordar cedo, especialmente, para o trabalho e que leva ao pé da letra o ditado popular de que “Deus ajuda a quem cedo madruga” e que aprendeu ainda com o pai a ter caráter, honestidade e honradez.

Destacou que em mais de 16 anos de Ministério Público, o combate vigoroso e intolerante à corrupção sempre foi seu cartão de visitas. “Sempre esteve no meu sangue, sempre foi minha paixão. Provavelmente, foi isso que me conduziu a esse momento ímpar”, frisou. Além disso, Trindade frisou que a corrupção é um câncer que corrói as instituições, sangra os cofres públicos e piora a vida das pessoas, o que faz crer que ninguém presta e que todos são desonestos.  O homenageado disse que cada cidadão pode mudar uma sociedade com pequenas atitudes que fazem toda diferença, como por exemplo, não furar fila de espera, não obter atestado médico para faltar ao trabalho ou à escola, não lançar gastos inexistentes para pagar menos imposto de renda, candidatar-se a um cargo nas eleições apenas para ficar alguns meses sem trabalhar, dentre outros. 

Ao discursar na solenidade, o deputado Ribamar Araújo (PT) falou que a história de vida do procurador federal se assemelha muito a sua, em relação importância à família a sua aversão à corrupção. Disse que é muito justo o Poder Legislativo conceder este título a um cidadão tão honrado. "Tenho buscado levar minha vida em defesa da ética e da moral. O que mais quero é continuar sendo honrado", enfatizou o deputado.

O deputado Cláudio Carvalho (PT) disse que em um ano de mandato nunca esteve presente na entrega de titulo a alguém e que acha muito justa a homenagem. “O procurador federal é uma pessoa que tem marcado a sociedade com suas ações e nada mais justo do que esse reconhecimento”, encerrou.

Autor da propositura da homenagem, Hermínio Coelho disse que o trabalho de combate à corrupção é difícil, pois corruptos fazem de tudo para esconder a bandalheira. “É muita bandidagem e muita roubalheira. O sistema é bruto demais, mas cabe a cada um fazer a sua parte, por um país melhor e um Estado melhor. E o procurador Reginaldo Trindade tem feito a sua parte e por isso merece o nosso reconhecimento”, destacou.

Para o presidente, “ser político e ser honesto, no meio sujo e corrompido da política, é uma tarefa árdua. A sociedade taxa o cidadão de ladrão, quando ele se candidata, tamanha a descrença na classe política”.

Hermínio apontou ainda que uma de suas metas é reduzir o orçamento da Assembleia Legislativa, em 30%, a partir de 2015. “No novo prédio, teria como fazer essa diminuição de gastos do Legislativo. É uma medida inédita e que lutaremos por sua implantação”. Ao final, Hermínio saudou o procurador e disse que o título é o reconhecimento ao seu trabalho responsável e correto, em defesa da sociedade e no combate aos desmandos.

Fonte: Eláine Maia, Liliane Oliveira e Eranildo Costa Luna / Foto Marco Grusmacher

Mais Sobre Política

União Brasil Mulher reúne centenas de participantes em seu 1° evento em Rondônia

União Brasil Mulher reúne centenas de participantes em seu 1° evento em Rondônia

A palestra “A participação da Mulher na política” sacudiu o saguão do Golden Plaza Hotel na noite deste sábado (21/05). Mais de 500 mulheres saíram

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia personalidades de Cacoal e região

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia personalidades de Cacoal e região

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na noite desta sexta-feira, 20, Sessão Solene no município de Cacoal, para entrega de entrega de Votos

Deputados participam da solenidade de abertura da 9ª Rondônia Rural Show

Deputados participam da solenidade de abertura da 9ª Rondônia Rural Show

Com a presença dos deputados Luizinho Goebel (PSC), Cirone Deiró (União Brasil), Adelino Follador (União Brasil), e Laerte Gomes (PSB), a Assembleia

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), comandou na tarde desta quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis, Sessão S