Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE entrega título de cidadão ao professor Juarez do Prado



Atendendo à propositura do ex-deputado estadual Marcos Donadon, aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira (06), sessão solene para a entrega do título honorífico de cidadão rondoniense ao professor Juarez Américo do Prado.ALE entrega título de cidadão ao professor Juarez do Prado - Gente de Opinião

A solenidade foi presidida pelo deputado estadual Ribamar Araújo (PT). “A homenagem pelos relevantes trabalhos prestados, é uma justiça. Eu sempre procuro ser justo. Observei a leitura do riquíssimo currículo do homenageado e o que mais me chamou atenção foi o tempo de união com a sua senhora, Maria Júlia do Prado, mais de 50 anos”, destacou.

Segundo Ribamar, “por questão de justiça, faço questão de registrar que essa iniciativa do título de cidadão foi do ex-deputado Marcos Donadon. Mas, eu tive a tarefa, não menos honrosa, de presidir essa solenidade de entrega. Rondônia é um Estado novo, mas que teve o trabalho de muitos pioneiros para fazer com que ele chegasse até o patamar que está”.

O deputado estadual Edvaldo Soares (PMDB) fez questão de prestigiar a solenidade de entrega da honraria. “Quero parabenizar o deputado Ribamar Araújo pela justa homenagem ao professor Juarez do Prado. Todo mundo está cansado de saber que o professor é a mais importante profissão que existe. No caso do homenageado, essa missão é ainda maior, pois ele foi pioneiro ao oportunizar cursos superiores aos rondonienses, acreditando no potencial do Estado”, destacou.

O professor Juarez do Prado, um tanto quanto emocionado, se disse envaidecido pela homenagem conferida pela Assembleia Legislativa à sua pessoa. “Agradeço ao deputado Ribamar Araújo e aos demais pares da Assembleia Legislativa pelo reconhecimento a quem luta pela educação”, comentou.

Juarez do Prado fez questão de frisar que veio para Rondônia a convite do juiz Sulaiman Miguel, irmão dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia, Raduan Miguel e Alexandre Miguel. “Quando cheguei aqui a Unir (Universidade Federal) não era estruturada como agora. Confesso que não foi fácil instalar em Rondônia o ensino superior privado. Não tive receptividade em Porto Velho e fui para o município de Cacoal, onde fui muito bem recebido pelo prefeito Josino Brito, que me disponibilizou um barracão onde funcionou o Incra para que pudesse iniciar as atividades da Faculdade. E depois de idas e vinda a Brasília, consegui inaugurar a primeira Faculdade de Rondônia. A luta foi muito grande. Instalei também o primeiro curso de pós-graduação em Rondônia. É gratificante e emocionante”, narrou o professor homenageado.

Ao citar sua trajetória como delegado de educação em São Paulo, Juarez Soares lembrou que atua há 60 anos no campo educacional. “Sempre me emociono quando falo sobre educação. Em toda minha trajetória prestei concurso público. Só a educação transforma. Por isso, estou emocionado com a homenagem em favor da educação”, destacou. O professor falou sobre algumas coisas que presenciou na educação. Assegurou que nunca esmoreceu, “sempre acreditei e continuo acreditando no trabalho que realizo no campo da educação. Nos envaidece ver tantas autoridades e personalidades de Rondônia que passaram por minhas Faculdades. É gratificante e muito salutar. Agradeceu ao deputado Ribamar Araújo, que é uma pessoa que trabalha em prol de toda a sociedade de Rondônia. Agradeceu a presença das pessoas. Pretendo continuar atuando nesse campo, apesar dos 80 e pouco anos de vida”, completou Juarez do Prado.

O superintendente estadual de turismo, Brasílio Leandro, representante do governo de Rondônia, enalteceu a iniciativa do deputado Ribamar Araújo em homenagear o professor Juarez do Prado. “O governador Confúcio Moura mandou o abraço fraternal ao professor Juarez pelos bons serviços prestados a Rondônia”. Na ocasião, frisou que o professor precisa de maior valorização, principalmente no tocante a salário. Segundo ele, é uma a homenagem mais do que justa, pois Juarez do Prado, há três décadas está trabalhando pelo desenvolvimento de Rondônia. “É um a pessoa que entregou sua vida para a educação. É mineiro de nascimento, paulista por opção e rondoniense de coração. A homenagem é extremante justa. Tenho certeza que Cacoal e Porto Velho mudaram com a chegada dos empreendimentos da educação. Ele (professor Juarez) tem colaborado bastante com o crescimento do Estado de Rondônia”, destacou o superintende estadual de Turismo de Rondônia.

Durante pronunciamento o representante da Glomaron, Aldine Brasil, abriu o discurso falando sobre a ausência do grão mestre Juscelino Amaral, que precisou viajar nesta data. Disse que o momento é realmente de agradecimento por todos os relevantes serviços prestados pelo professor Juarez a sociedade rondoniense. Agradeceu também ao deputado Ribamar Araújo pelo reconhecimento do empresário, que também se estende a classe de professores. “Sabemos que não temos o devido reconhecimento pelo ato de educar e toda e qualquer ação que venha evidenciar nosso empenho e toda uma vida dedicada á educação é muito válida” disse. Ele ainda lembrou o fato de que em bato Gonçalves, no Rio Grande do Sul, o professor é reconhecido e recebe desconto em passeios turísticos pela cidade. “Seria muito bom que nosso Estado pudesse pegar como exemplo e também praticar isso aqui. O Salário de professor é pequeno, mas esse tipo de atitude nos deixa feliz e envaidecido”, concluiu.

Representando a Universidade Federal de Rondônia -UNIR-, professor Adilson Siqueira disse que essa homenagem é mais que justa. Destacou que a chegada do professor Juarez a Rondônia em 1994 foi um marco para a educação. “Ele faz parte de construção de Rondônia e da evolução na educação do nosso do Estado”, frisou. Adilson fez questão de destacar também a ação do povo de Rondônia que acolhe várias vozes do país e recepciona com grandeza pessoas que vem dar o suor pelo Estado. Ao encerrar Adilson Siqueira disse que ainda acredita na possibilidade do desenvolvimento, através de novos investimentos na educação, como na pesquisa, ciência e tecnologia.
 

Breve curriculum do homenageado

PROFESSOR JUAREZ AMÉRICO DO PRADO natural de Guaxupé – MG. Filho de cafeicultores, nasceu em 27/06/1932. Casado há 57 anos com a Sra. Maria Júlia de Toledo Prado, com quem tem 5 filhos, nove netos e uma bisneta. Tem formação de Professor Normalista, Pedagogo, Administrador de Empresas e Bacharel em Direito. Aposentou-se como Delegado de Ensino em São Paulo. Fundou e Instalou a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Ministro Tarso Dutra, em Dracena no ano de 1968, primeira Instituição de Ensino Superior da Alta Paulista. Foi vereador por dois mandatos em Dracena-SP, fundador do Rotary Clube de Dracena e várias associações. Foi agraciado com inúmeras condecorações entre elas Comendador da Ordem da Fraternidade Universal. Mudou-se para Rondônia em 1984, domiciliando-se no município de Cacoal, onde no ano posterior fundou a primeira particular do Estado de Rondônia, Faculdade de Educação de Cacoal – FEC, que hoje é conhecida por UNESC, um marco no desenvolvimento daquela região. É membro do Rotary Club desde o ano de 1958, sendo fundador e Presidente do Rotary Club de Cacoal. Maçom há quase 50 anos, também foi fundador e Venerável da Grande Benemérita Loja Simbólica Gonçalves Ledo, em Cacoal. Em Porto Velho fundou a Faculdade de Educação de Porto Velho – UNIPEC e a Faculdade Interamericana de Porto Velho – UNIRON. Em Jaru fundou a Faculdade de Educação de Jaru – UNICENTRO e em Ji-Paraná a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA. Professor Juarez, como é conhecido, tem como valores a fraternidade, justiça, temperança e fé. Em seus 82 anos nunca deixou de lutar por suas convicções, e acredita que somente a boa política, exercida com seriedade e responsabilidade é capaz de promover o verdadeiro bem estar das pessoas. Dedicou sua vida a Educação, e é convicto que somente através da Educação é possível reduzir as desigualdades e colocarmos o Brasil no seu verdadeiro caminho, que é o do desenvolvimento. Professor Juarez é Cidadão Honorário de Dracena-SP. Cidadão Honorário de Cacoal e Cidadão Honorário da Cidade de Porto Velho – RO.

Fonte: Eranildo Luna, Carlos Neves e Elaine Maia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)