Quarta-feira, 4 de abril de 2018 - 22h37
O deputado Adelino Follador (DEM), coordenará amanhã (5) a partir das 9h, audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa para discutir a Campanha da Fraternidade de 2018, que tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência”.
Segundo o parlamentar, todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) realiza e organiza a Campanha de Fraternidade, que inicia no período da quaresma e segue até o final do ano. “Este ano a CNBB planeja realizar debates em diversos pontos do país com o intuito de superar a violência que atinge tantas capitas do Brasil e amanhã realizaremos esse encontro, para contribuir com campanha”, diz Follador.
De acordo com o Padre Luís Fernando, secretário-executivo das Campanhas da Fraternidade da CNBB, a proposta deste ano é enfatizar a superação da violência, mapeando onde acontecem estes tipos de situação. Muitas são as ações que lutam pela paz, mas o movimento é pequeno para que elas ganhem notoriedade.
Escolha do tema
O que motivou a escolha do tema por parte dos bispos foi o aumento no índice de violência no Brasil. A taxa de homicídios no país é mais alta do que em países como a Síria, uma nação que está em guerra.
Em 1983 a Campanha da Fraternidade abordou a mesma temática e se constatou que no Brasil havia uma carência de mapear a zonas de maior incidência de violência. O grande fruto naquele ano foi a criação de instrumentos que garantissem um panorama da violência.
O texto base deste ano faz uma reflexão a partir de duas perspectivas: violência direta e a violência cultural. A primeira é definida como aquela que é mais evidente, como homicídios, assaltos, agressões.
Numa segunda linha, o texto-base vai falar de uma violência cultural, como nossa intolerância religiosa, preconceito racial, que são pequenas intolerâncias que vão sendo cometidas no nosso dia a dia e vão se inserindo na nossa cultura sem que percebamos.
ALE/RO - DECOM - Laila Moraes
Foto: Lusângela França
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple