Terça-feira, 18 de setembro de 2007 - 07h36
Audiência pública na ALE debate nesta terça
o ensino de noções de direito nas escolas
Ao confirmar para a tarde desta terça-feira, dia 18, a realização de audiência pública para debater questões da criminalidade juvenil e a inclusão do ensino de noções de Direito nas últimas séries do ensino fundamental e no ensino médio proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o secretário-geral da OAB, David Pinto Castiel convidou aos advogados para prestigiar a discussão. Tenho certeza que muitos colegas têm contribuição a dar nesse debate que reputo da maior importância para as futuras gerações, afirma o secretário-geral da OAB.
A idéia de implantar o ensino de noções de direito na rede pública e privada de ensino médio e fundamental nasceu do debate entre os conselheiros da Ordem a partir da constatação de que, se não for incrementadas medidas para reverter o quadro de desinformação e interesse pelo que é certo e errado os jovens continuarão sendo arrastado para outros caminhos. O que se buscou nessa discussão foi encontrar meios que torne a juventude menos suscetível e mais conscientes de seus deveres de cidadão.
A partir desse debate, o tema foi sintetizado pelo advogado David Pinto Castiel em forma de anteprojeto de lei entregue à Assembléia Legislativa e, imediatamente, encampado pelo deputado Marcos Donadon (PMDB).
Depois disso, a idéia do projeto já foi amplamente discutida com a Secretaria de Educação, com o Conselho Estadual de Educação e com o Ministério Público Estadual. Nossa intenção é promover o maior número de consulta possível, de modo que o projeto seja aprovado levando em conta todas os pensamentos sobre o assunto, acentua David Castiel, acrescentando que com a extinção das disciplinas de OSPB e Educação Moral e Cívica do currículo escolar, a juventude perdeu uma referência importante sobre política, direito e cidadania.
Na audiência da tarde desta terça-feira será o momento ideal para colher opiniões contras e a favor. Espero contar com a presença de muitos colegas advogados para ajudar a Ordem a implementar essa idéia que consideramos importante para a formação de nossos jovens, disse castiel.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)