Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Airton Gurgacz participa discussões sobre situação de menores



Com objetivo de garantir a implementação da política e do plano decenal dos direitos da criança e adolescente, foi realizada na noite da última terça-feira (3) no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, a abertura da IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O deputado Airton Gurgacz (PDT) representou o Poder Legislativo como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.

Airton Gurgacz destacou o papel da comissão e o trabalho que vem desenvolvendo. Enfatizou os danos, muitas vezes irreversíveis, que as drogas estão causando nos jovens, elevando assim o índice de suicídio de adolescentes.

“Sem dúvidas, a falta de estrutura educacional e familiar são os principais fatores que levam nossas crianças para as drogas, aumentando consideravelmente o índice de atos infracionais cometidos por jovens É preciso desenvolver políticas públicas pensando nisso”, afirmou.

Além disso, lembrou as dificuldades enfrentadas pelos conselhos. “Com a comissão, conheci de perto a organização dos conselhos. É preciso uma estrutura sólida para definir diretrizes para a formulação das políticas públicas de atenção às nossas crianças e adolescentes. O poder público precisa olhar para os abrigos e casas de acolhimento, pois esses lugares estão em péssimo estado de conservação”, finalizou.

O vice-governador Daniel Pereira (PSB) parabenizou o deputado pelo serviço desenvolvido na Assembleia Legislativa e recordou da gestão de Airton no Executivo, também como vice-governador. “Sabemos o quanto Airton é esforçado e desenvolve com dignidade o trabalho na Assembleia e na comissão que preside”, elogiou.

Daniel Pereira falou do avanço na saúde das crianças e da evolução da educação. Destacou, também, que se gasta R$ 22 milhões para construir um abrigo para atender 90 adolescentes em conflito com a lei, enquanto para construir uma escola para atender 90 crianças, se gasta apenas R$ 5 milhões.

A conferência tem como tema central “Políticas e o plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes – fortalecendo os conselhos dos direitos da criança e adolescente”, e será encerrada nesta sexta-feira (6), com representantes dos 52 municípios.

Também participaram do evento o secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos dos Reis; a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; o procurador chefe do Ministério do Trabalho, Marcos Gomes Cutrim; a representante do Conanda, Eliza Maciel; e o promotor de Justiça Marcos Tessila e além de representantes do Poder Judiciário e da sociedade civil.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)