Sexta-feira, 6 de novembro de 2015 - 07h44
Com objetivo de garantir a implementação da política e do plano decenal dos direitos da criança e adolescente, foi realizada na noite da última terça-feira (3) no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, a abertura da IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O deputado Airton Gurgacz (PDT) representou o Poder Legislativo como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.
Airton Gurgacz destacou o papel da comissão e o trabalho que vem desenvolvendo. Enfatizou os danos, muitas vezes irreversíveis, que as drogas estão causando nos jovens, elevando assim o índice de suicídio de adolescentes.
“Sem dúvidas, a falta de estrutura educacional e familiar são os principais fatores que levam nossas crianças para as drogas, aumentando consideravelmente o índice de atos infracionais cometidos por jovens É preciso desenvolver políticas públicas pensando nisso”, afirmou.
Além disso, lembrou as dificuldades enfrentadas pelos conselhos. “Com a comissão, conheci de perto a organização dos conselhos. É preciso uma estrutura sólida para definir diretrizes para a formulação das políticas públicas de atenção às nossas crianças e adolescentes. O poder público precisa olhar para os abrigos e casas de acolhimento, pois esses lugares estão em péssimo estado de conservação”, finalizou.
O vice-governador Daniel Pereira (PSB) parabenizou o deputado pelo serviço desenvolvido na Assembleia Legislativa e recordou da gestão de Airton no Executivo, também como vice-governador. “Sabemos o quanto Airton é esforçado e desenvolve com dignidade o trabalho na Assembleia e na comissão que preside”, elogiou.
Daniel Pereira falou do avanço na saúde das crianças e da evolução da educação. Destacou, também, que se gasta R$ 22 milhões para construir um abrigo para atender 90 adolescentes em conflito com a lei, enquanto para construir uma escola para atender 90 crianças, se gasta apenas R$ 5 milhões.
A conferência tem como tema central “Políticas e o plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes – fortalecendo os conselhos dos direitos da criança e adolescente”, e será encerrada nesta sexta-feira (6), com representantes dos 52 municípios.
Também participaram do evento o secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos dos Reis; a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; o procurador chefe do Ministério do Trabalho, Marcos Gomes Cutrim; a representante do Conanda, Eliza Maciel; e o promotor de Justiça Marcos Tessila e além de representantes do Poder Judiciário e da sociedade civil.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)