Terça-feira, 16 de junho de 2015 - 16h04
Por ser o dia 15 junho um marco na história mundial na conscientização da violência contra a pessoa idosa, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Airton Gurgacz (PDT), realizou uma manhã de integração social com as pessoas que frequentam o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e a Casa do Ancião, em Porto Velho. A programação foi desenvolvida em parceria com o Senac e com o CCI.
Na oportunidade foram oferecidos serviços de corte de cabelo, aferição de pressão, maquiagem, massagem, esmaltação, entre outros. Ceila Rodrigues, gerente responsável pelo Senac, ressaltou a felicidade de um idoso ao ser lembrado, pois muitos não têm esse divertimento, essa interatividade, “e para nós do Senac é um prazer muito grande participar dessa ação, disponibilizando as atividades que nossos alunos são capacitados“.
A casa do Ancião é um instituto estadual de longa permanência, vinculada à Secretaria de Estado de Ação Social (Seas), que abriga idoso a partir dos 60 anos que passam por abandono ou maus tratos. A instituição participou de forma direta com os idosos, que tiveram uma manhã fora do habitual.
Saliama Maria, técnica de enfermagem responsável pelos idosos, enfatizou a importância da ação para os moradores da casa, que quase nunca passam por atividades externas. “Fazemos questão de trazê-los hoje, porque é gratificante ver o sorriso no rosto deles. E hoje, acima de tudo, nós estamos satisfeitos por eles estarem felizes”, afirmou, lembrando que muitos não têm família, não têm visitas.
O deputado Airton Gurgacz acompanhou de perto a alegria contagiante dos idosos que além dos serviços participaram de concursos de dança, jogos, e expuseram trabalhos confeccionados por eles no centro.
Airton lembrou que existe uma preocupação maior com os órgãos do Estado, que não dão a devida atenção ao grupo, que precisa de cuidados extremos.
Ouviu de perto os anseios e propôs cobrar dos responsáveis melhorias tanto no Centro de Convivência, quanto na Casa do Ancião. Com a comissão, disse ele, se tem uma noção do descaso que acontece com os idosos. Airton disse que o intuito da atividade foi conhecer um pouco da realidade dos idosos e “nos comprometemos em cobrar do Estado e da prefeitura melhorias para a população da melhor idade”.
Airton mais uma vez agradeceu o apoio do Senac, à Casa do Ancião pela disponibilidade dos idosos e ao centro pelo apoio logístico, e a toda equipe envolvida na ação.
Fonte: Ascom
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2