Sexta-feira, 1 de agosto de 2014 - 07h30
Está sendo realizada hoje, a partir das 9h00, em União Bandeirantes, nas dependências da Escola Três de Dezembro, a pré-conferência que vai eleger os delegados que vão representar a comunidade na 1ª Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento. O evento é o sétimo de uma série de nove reuniões preparatórias que estão realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric).
O secretário Leonel Bertolin, da Semagric, esclarece que a Conferência têm por obejtivo a construção, com a efetiva participação da sociedade civil, do anteprojeto de lei que irá instituir a Política Municipal de Agricultura e Abastecimento. "É a primeira vez na história de Rondônia que se realiza uma conferência de agricultura; essa é uma iniciativa da própria Administração Municipal e estamos indo ouvir junto à base, por meio dessas pré-conferências, os anseios dos que vivem o dia-a-dia do campo e constroem a riqueza de nosso município", observa o secretário.
Desde o dia 17 de julho, a Semagric está promovendo pré-conferências com vistas a definir junto com os produtores rurais a pauta da Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento. A primeira foi em Nova Califórnia, seguida de Extrema, Vista Alegre do Abunã, Calama, Aliança e Jaci Paraná.
Na próxima quarta-feira, será a vez de Rio Pardo e no dia 8 será a realizada a pré-conferência de Porto Velho. Após as pré-conferências serão realizadas rodadas técnicas, com a participação dos profisssionais que integram órgãos governamentais, dirigentes de entidades de classe e docentes de instituições de ensino superior que mantêm cursos ligados à área da produção e do abastecimento.
Será também aberta a fase de participação popular pela internet, para críticas e sugestões. No dia 14, será realizada a Conferência, à qual se seguirão visitas de prestação de contas à comunidade, com a entrega de cartilha contendo o texto aprovado pelos delegados.
Leonel Bertolin enfatiza que a metodologia da Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento inova em diversos aspectos: "Primeiramente, pelo número de pré-conferências realizadas e o esforço logístico em assegurar a participação de comunidades distantes da sede do município; segundo, pela construção socioparticipativa de todo o conteúdo da Conferência, ouvindo preliminarmente o agricultor; terceiro, pelas visitas de prestação de contas à comunidade, em que será dado um retorno à comunidade, algo que não temos notícia de que tenha sido feito em outras conferências."
Fonte: Edson Lustosa
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland
Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea
Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro
Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi