Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Agricultores da capital ameaçados de despejo recorrem ALE


Uma comissão de agricultores do setor chacareiro de Porto Velho (Zona Leste – bairro Jardim Santana) buscou nesta segunda-feira (05), apoio na Assembleia Legislativa, em decorrência da ameaça de despejo, conforme decisão da Justiça Estadual. Eles foram recebidos em audiência pelos deputados Hermínio Coelho (PSD), presidente em exercício; Maurão de Carvalho (PP), vice-presidente; e Luiz Cláudio (PTN), presidente da Comissão de Agricultura da ALE.

Integraram a comissão de agricultores os seguintes dirigentes: Luiz Dionísio de Souza, presidente da Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros do Vale do Sol; e Gilberto Pereira (Jacaré), presidente da Associação Boa Safra. As entidades representam aproximadamente 800 famílias que ocupam o local desde o ano de 2000.

Durante o encontro foi relatado à ameaça de despejo, o que vem gerando um grande drama, pois se trata de chácaras produtivas, integrantes do intitulado “cinturão verde”, que, além de abastecer os mercados, atende ainda mais de 60 escolas com produtos para a merenda escolar. Foi citada ainda a expressiva criação de galinho e porco.

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, defendeu a retomada das negociações, com uma intervenção mais positiva da Prefeitura da Capital, Governo Estadual e do Incra. Segundo ele, devido à inobservância de algumas exigências administrativas, é questionável a titulação da área, existindo a possibilidade da retomada desta região por parte da União, conforme processo em andamento na presidência do Incra. O deputado Luiz Claudio defendeu a realização de audiência pública para discutir esse problema social e suas implicações em caso de despejo. O deputado Maurão de Carvalho manifestou seu apoio e defendeu a negociação como forma de superar este problema.

Fonte: ALE/RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)