Sexta-feira, 28 de junho de 2013 - 17h59
A Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), através da equipe do escritório do distrito de Novo Riachuelo, em Presidente Médici, está incentivando agricultores familiares com atividade em pecuária leiteira na produção de silagem. O objetivo é garantir alimentação de qualidade nos períodos mais críticos do ano, especialmente no período de estiagem.
Entre os agricultores que receberam o incentivo está Samoel Carolino, que possui em seu rebanho animais de elevado potencial genético. O agricultor já utilizou em sua propriedade técnicas de melhoramento da produção, entre as quais a inseminação artificial.
Beneficiário do Projeto Inseminar, do governo estadual, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e executado pela Emater, Samoel acredita na importância de o agricultor investir nas suas atividades. Para ele são quem garantem o sustento da propriedade. “A atividade leiteira está consolidada no estado de Rondônia e para que a gente possa de fato ter lucro com a atividade temos que investir um pouco mais.”
O gerente da Emater local, Francisco de Assis Sobrinho, explica que a pecuária de leite tem sustentação em três pontos que devem sempre ser levados em consideração: genética, sanidade e alimentação. “Com a intenção de contribuir ainda mais com esse importante setor da economia, a Emater vem incentivando e criando condições para que os produtores possam acessar as tecnologias e assim melhor desenvolverem suas atividades sem, no entanto perder de vista o mais importante que é o lucro proporcionado pela atividade”, diz.
As atividades na propriedade do agricultor Samoel Carolino foram orientadas pelo extensionista da Emater Erik Epitácio Paião Dutra. Erik acompanhou as atividades desde o preparo do solo até o ponto de maturação e, junto com o agricultor realizou a colheita e ensilagem do milho que foi plantado especificamente para essa finalidade. “Essas sementes foram adquiridas pela Seagri e disponibilizadas para o agricultor no ano de 2012”, explica o extensionista.
Para a produção de silagem na propriedade a prefeitura de Presidente Médici disponibilizou as máquinas para abertura da trincheira. O deputado Edson Martins, do assessor especial da Emater, José Ribeiro, também se empenharam na disponibilização de uma ensiladeira. “A ensiladeira ficará a disposição da Emater e com certeza será de grande importância para os produtores rurais da região, visto que, temos muitos produtores que pretendem investir no processo de melhoria da alimentação do rebanho, em especial o rebanho leiteiro”, salienta o gerente.
Além de ser um entusiasta da pecuária leiteira na região o agricultor Samoel é beneficiário de outros programas do governo estadual e, em breve a sua propriedade será beneficiada com um kit de cerca elétrica para implantação de unidade de manejo de pastagem, outra ação que vem sendo priorizada através do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Fundo Proleite), da Seagri, executado pela Emater.
Fonte: Wania Ressutti
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)