Sexta-feira, 1 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Agentes penitenciários e socioeducadores aceitam acordo e concedem prazo de 90 dias ao Governo


 
Os agentes penitenciários e socioeducadores de Rondônia aceitaram o acordo do Governo em conceder o prazo de 90 dias para a elaboração de uma nova minuta do Plano de Carrerias, Cargos e Remunerações da Secretaria de Estado de Justiça (PCCR/Sejus). A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária realizada na sexta-feira (24/06), na sede do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia (Singeperon), em Porto Velho, após orientação da Comissão de Negociação de Greve do Singeperon.

Na ocasião, os membros da Comissão explicaram ser necessário manter o canal de diálogo para se trabalhar no conteúdo no PCCR, agora com a participação efetiva dos representantes da categoria, bem como cumprir a decisão liminar do desembargador Eurico Montenegro.

O presidente sindical, Anderson Pereira, destacou ainda que a concessão do prazo protege os servidores contra o registro de faltas ou de procedimentos administrativos relativos ao movimento grevista, deflagrado no último dia 16. “Os filiados agiram com responsabilidade para que ninguém saia prejudicado e para que tenhamos condições de trabalhar junto aos órgãos estaduais por um Plano mais justo. Ao final desse prazo, estaremos convocando nova assembleia para apresentação do resultado, onde a categoria irá tomar a sua decisão final”, afirmou.

“Não é fácil negociar com o Estado, porém a categoria tem e deve permanecer unida. Tenho certeza que estamos dando um passo para trás para conseguir dar um passo maior mais para frente”, ressaltou o líder sindical.

Membro da Comissão, Daihane Gomes, se manifestou a favor dos 90 dias e disse que “a guerra é feita por várias batalhas”.

Vários filiados também expressaram o seu pensamento e concordaram em conceder o prazo pedido pelo Estado. Um deles foi o agente Anderson Alexandre, de Pimenta Bueno, que aproveitou para chamar a atenção dos filiados para participar mais e criticar menos. “O sindicato não é mãe de ninguém para segurar na mão de filiado. O filiado tem que fazer o seu papel”, enfatizou.

Na ocasião, o advogado Cristiano Polla, que compõe o corpo jurídico do Singeperon, juntamente com os advogados Antonio Rabello e Gabriel Tomasete, fez apontamentos jurídicos e orientações em relação ao movimento, destacando a importância da manutenção do diálogo com as autoridades estaduais. “A greve passada teve sucesso porque houve várias reuniões com o Governo. Isso é necessário para que tenhamos respaldo para um movimento grevista legal. Se o Estado não cumprir a parte dele, a categoria se beneficiará”, explicou.

Por unanimidade, a assembleia aprovou ainda a contratação de um perito para prestar assessoria técnica nas discussões envolvendo a tabela salarial, impacto financeiro, aposentadoria, entre outros. “Esse profissional será muito importante neste processo de negociação para que possamos falar de igual para igual com o Estado quando este apresenta os seus números”, destacou Anderson Pereira.

Antes de encerrar a assembleia, Pereira convocou os filiados que foram colocados à disposição ou que estão sofrendo algum tipo de perseguição por conta da greve para procurarem o sindicato para que este interceda.

Fonte: Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 1 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Rolim de Moura ganhará um novo espaço de fé e valorização da cultura cristã. Foi anunciada nesta quinta-feira (31) a construção da Praça da Bíblia,

Presidente da Assembleia Legislativa participa de entrega da premiação do concurso leiteiro em Ariquemes

Presidente da Assembleia Legislativa participa de entrega da premiação do concurso leiteiro em Ariquemes

Durante a programação da Agroari, realizada dentro da 40ª edição da Expoari, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redan

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de Cadastro Estadual de Pedófilos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de Cadastro Estadual de Pedófilos em Rondônia

Diante do crescente número de notícias sobre crimes sexuais infantojuvenis, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou o Requerimento

Gente de Opinião Sexta-feira, 1 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)