Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Agentes penitenciários e policiais participam de treinamento tático do Bope


Com o apoio do Governo de Rondônia, um grupo de agentes penitenciários da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) iniciou nesta quinta-feira (28) o Curso de Patrulhamento Tático de Alto Risco que está sendo ministrado por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), de Alagoas. O treinamento que é coordenado pelo Centro Especializado de Treinamento Avançado na Caatinga (Cetac), segue até domingo.

De acordo com o diretor do Cetac, Paulo Gomes, o objetivo do curso é trazer para Rondônia as técnicas que são utilizadas em grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, e fazer esse intercâmbio do conhecimento. “Os alunos devem sondar e aplicar as técnicas de acordo com a realidade local”, explicou.

O secretário de Justiça, Gilvan Cordeiro Ferro, afirmou que faz parte da política do governador Ivo Cassol incentivar a participação de servidores penitenciários e militares em cursos de aperfeiçoamento. “Principalmente, quando o conteúdo desse curso abrange as principais atividades do dia a dia do agente prisional”, enfatizou.

Os instrutores do Bope, tenente Patric, tenente Jatobá e o soldado Agnaldo são profissionais que já passaram por treinamentos do Bope do Rio de Janeiro, considerada a melhor polícia urbana do mundo pela ONU, e da SWAT nos Estados Unidos.

“Para os agentes penitenciários esta é uma oportunidade para aprender noções técnicas de intervenção dentro do Sistema Penitenciário, armamento e munição química, proporcionando assim que toda e qualquer ação leve em consideração a não ocorrência de baixas e a minimização dos riscos”, destacou o tenente Patric.

O conteúdo programático abrange técnicas de progressão em situações táticas, transposição de obstáculos, entradas táticas, arrombamento com explosivos, tiro barricado/abrigado, tiro embarcado em viaturas, técnicas de resgate de reféns, patrulhamento tático padrão Patamo (Bope), combate com arma curta e longa, entre outras.

Luiz Alexandre
Assessoria/Sejus

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)