Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Afastamento de presidente do TJ-RO preserva Justiça


Ao comentar hoje (08) o afastamento pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do desembargador Sebastião Teixeira Chaves da função de presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, afirmou que nunca viu na história do Judiciário um fato semelhante. “É o primeiro caso que conhecemos de presidente de um Tribunal de Justiça preso. Nunca vi nos registros da Justiça, e eu conversei com vários juristas mais antigos, uma situação desse nível”, afirmou Busato, acrescentando que a decisão tomada pelo CNJ preserva a imagem do Judiciário como um todo.

O afastamento do desembargador foi aprovado por onze votos a dois. Sebastião Teixeira Chaves foi preso pela Polícia Federal no último dia 04, juntamente com 22 pessoas, acusado de fazer parte de um esquema que teria desviado R$ 70 milhões dos cofres públicos de Rondônia. A prisão foi decretada pela ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça. O Conselho aprovou também a abertura de dois processos, um disciplinar e outro administrativo, contra o desembargador.

Segundo o presidente da OAB, a prisão inédita de um presidente de Tribunal de Justiça é uma situação constrangedora para a Justiça brasileira, daí a necessidade de se tomar uma decisão rápida, que sirva de resposta à sociedade. Busato acredita, ainda, que a matéria será tratada sem qualquer tipo de corporativismo pelo CNJ.

Mais Sobre Política

Garçon cobra asfalto para atender hospitais Santa Marcelina e de Câncer

Lindomar Garçon cobra asfalto para atender necessidades dos hospitais Santa Marcelina e de Câncer

Porto Cai N’Água é reinaugurado pela prefeitura de PVH

Porto Cai N’Água é reinaugurado pela prefeitura de PVH

Terminal hidroviário foi reformado e já está em pleno funcionamento

Programa de Aposentadoria Incentivada é prorrogado por mais 30 dias

Podem aderir ao programa os servidores estatutários que não respondem a processo disciplinar e processo judicial

Membros de conselhos participam de seminário sobre o Fundeb realizado pelo TCE-RO

De acordo com a Escon, a capacitação, que é voltada para membros dos conselhos de educação e do Fundeb, foi ministrada também em Ariquemes