Sexta-feira, 5 de março de 2010 - 15h45
“Os advogados têm o compromisso de defender os direitos das pessoas à justiça”. Com esta afirmação, o advogado Orestes Muniz Filho, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, chamou a atenção dos colegas profissionais para a missão que têm na sociedade, ao discursar na posse da nova diretoria da Subseção da OAB de Ariquemes, no último dia 22. Ele fez também uma reflexão sobre a importância dos novos advogados na manutenção das lutas que a instituição desenvolve na defesa da democracia.
O conselheiro federal e ex-presidente da Seccional Rondônia da OAB prestigiou também a posse das novas diretorias das subseções de Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Cacoal e Presidente Médici.
Orestes Muniz lembrou que, quando presidiu a OAB Rondônia, promoveu o entrelaçamento das novas gerações com as gerações anteriores para que somassem forças na condução dos destinos da Ordem. Ele também chamou a atenção de todos para o momento democrático vivenciado pelo país. Disse que estes valores precisam atingir todos os segmentos. “As pessoas precisam perceber que integram o processo de desenvolvimento e que ele só será salutar se houver a participação de todos. O desenvolvimento não pode ser apenas para meia dúzia, mas deve ser para toda a sociedade que, integrada, possa ter uma perspectiva de futuro”, afirmou.
Ao falar sobre a defesa das prerrogativas dos advogados, Orestes Muniz afirmou que não se trata de privilégios, mas da existência de paridade a fim de que o trabalho possa ser exercido com igualdade de forças. Ele lembrou que o Ministério Público e magistrados têm prerrogativas, com as quais é possível exercer sua missão na sociedade com independência e altivez.
Após destacar que sem Justiça não há sociedade desenvolvida, Orestes Muniz citou Jesus Cristo como advogado da humanidade junto a Deus e acrescentou que a missão do advogado é similar, pois deve interceder em favor do seu semelhante.
O conselheiro federal da OAB também manifestou confiança na diretoria recém-empossada da OAB Rondônia e das subseções, para que continuem a defender as justas bandeiras da sociedade.
Ao encerrar, Orestes Muniz lembrou uma advogada nascida nas Filipinas, cega, muda e surda, que se tornou um ícone também como educadora e técnica, mas que defendia como ideal o direito das pessoas terem acesso à Justiça.
Fonte: OAB-RO
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement
Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho
Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch